12 mil pessoas poderão sacar o FGTS inativo em Teresópolis

As agências abrem nesta terça-feira duas horas mais cedo para facilitar o atendimento a esta grande demanda

– Dinheiro extra deve causar impacto positivo na economia com aquecimento nas vendas

A Caixa Econômica Federal informou que em Teresópolis há 12 mil pessoas que possuem contas inativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que poderão efetuar o saque até o mês de julho. A expectativa é grande não só por parte dos trabalhadores que poderão retirar o dinheiro, mas também das empresas do comércio que contam com um reaquecimento nas vendas para ajudar a superar a crise.
Grande parte das pessoas que irá sacar o benefício tem como prioridade pagar dívidas, porém também há quem vá utilizar o dinheiro para comprar algo que estava adiando e também há aqueles que depois de pagar as dívidas, vão aproveitar o alívio para fazer novas compras. Não foi divulgado o valor total que está disponível para saque em Teresópolis, mas fazendo uma estimativa pela média nacional, o valor pode passar dos R$ 17 milhões.
Muitas empresas do varejo aproveitaram para fazer propaganda e promoções em cima do saque do FGTS, com a expectativa de incentivar o consumo com a utilização do benefício. O objetivo do governo federal é justamente fomentar o reaquecimento da economia, tanto por conta do aumento da atividade comercial quanto pelo pagamento de dívidas, mas é importante não sair gastando sem avaliar qual a melhor destinação dos valores.
A economista Roberta Montello Amaral, professora do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), orienta que é importante não criar dívidas com esse dinheiro e saber negociar com o vendedor: “Comprar se for algo durável e também se for à vista porque assim você vai poder fazer uma negociação com o vendedor. A gente está vendo que o comércio está tendo dificuldades para vender e esse mês é de liquidação também, então, além disso, se você pagar à vista em vez de em 10 ou 12 vezes, você consegue se beneficiar ainda mais. Fica bom para os dois lados porque o lojista não vai fazer um acordo que seja ruim para ele. É uma oportunidade de se desfazer de um estoque”, alertou.

 

Atendimento
As agências abrem nesta terça-feira duas horas mais cedo para facilitar o atendimento a esta grande demanda, mas quem possui até R$ 3 mil reais de saldo pode realizar o saque em casas lotéricas.

 

Calendário
Beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro poderão procurar as agências da Caixa até o dia 9 de abril para efetuar o saque. Aqueles que nasceram em março, abril ou maio deve sacar o benefício entre 10 de abril e 11 de maio. Trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Nascidos em setembro, outubro e novembro vão receber os valores entre 16 de junho e 13 de julho. Já os trabalhadores nascidos em dezembro poderão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho.

 

Antecipação
O pagamento dos valores retidos em contas inativas acontecerá até julho, de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Mas, para aqueles que estão precisando do recurso o quanto antes e só fazem aniversário mais para a frente, a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito que pode ser condicionada ao pagamento do FGTS. “A Caixa acaba de estruturar uma operação de antecipação dos valores dessas contas vinculadas. A gente consegue antecipar prazo mínimo de 30 dias, ou seja o calendário de abril, maio, junho e julho, para que clientes da Caixa consigam se valer de até 90% dessas importâncias a um juros de entrada de 1.99 ao mês. Essas operações são liquidadas efetivamente no pagamento das contas vinculadas”, explica Alexandre Pais, gerente da agência da Caixa Econômica da Avenida Feliciano Sodré.

Deixe seu comentário

Todos os dias nas bancas, o DIÁRIO traz pra você as mais elaboradas reportagens, reclamações da população com o Diário Comunidade, as matérias policiais, políticas, cultura, esporte, entretenimento e tudo mais para manter o teresopolitano informado. Além da melhor seção de classificados da região. O DIÁRIO tem a sua trajetória inserida na história do município de Teresópolis e trabalha com profissionais especializados e graduados, sempre em busca do melhor jornalismo. Leia O Diário de Teresópolis. Nas bancas.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...