Colégio São Paulo é o destaque de Teresópolis no Enem 2015

Sala de aula do Colégio São Paulo: assim como no Enem de 2014, os alunos do Ensino Médio levaram a escola ao primeiro lugar no ranking do município

Sala de aula do Colégio São Paulo: assim como no Enem de 2014, os alunos do Ensino Médio levaram a escola ao primeiro lugar no ranking do município

– Escolas particulares dominam as melhores posições no ranking do município

O Colégio São Paulo segue como escola com maior destaque nas notas dos seus alunos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta terça-feira, 4, as notas por escola da edição do ano passado. Foram divulgadas as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas – o critério de divulgação inclui todas as escolas em que pelo menos 50% dos estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2015. Entre as escolas públicas, o Colégio Estadual Campos Salles, na Barra, foi o que obteve maior destaque no município.

Tanto o São Paulo como o Campos Salles confirmaram suas posições que já haviam sido alcançadas no resultado geral do Enem do ano passado. A escola particular melhorou sua posição, de 260, em 2014, para 196 esse ano. O Campos Salles também teve uma sensível melhora, subindo da posição 5.157 do ano passado para 4.747.

 

Melhoras no ranking

Alias, a grande maioria das escolas de Teresópolis conseguiu obter melhor posição no ranking do que na edição de 2014. A começar pela quantidade de representações, que subiu de 11 para 13, entrando neste ano as escolas públicas Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro, e Fany Niskier, em Albuquerque.

As escolas de Teresópolis figuram assim: Colégio São Paulo (196ª), Escola George March (462ª), Colégio Nossa Senhora do Carmo (512ª), Colégio Único (1165ª), Centro Educacional Serra dos Órgãos – Ceso (2669ª), Colégio Estadual Campos Salles (4747ª), Colégio Estadual Higino da Silveira (5597ª), Colégio Estadual Edmundo Bittencourt (6090ª), Colégio Estadual Euclydes da Cunha (6400ª), CIA José Francisco Lippi (7074ª), Colégio Estadual Lions Clube (8769ª), Colégio Estadual Presidente Bernardes (9149ª) e Colégio Estadual Fany Niskier (9435ª).

Na comparação com o ranking de 2014, entre as instituições privadas, somente o Colégio Único obteve nota menor do que em 2014, caindo da posição 1489 para a 2669. Entre as pública, a única que apareceu em posição abaixo do ano anterior foi o CIA Francisco Lippi, que caiu da 6911ª para a 7074ª posição.

 

Cautela na avaliação dos resultados

O quadro observado em Teresópolis, onde as escolas particulares obtém notas e um ranqueamento muito superior do que as públicas, não é uma exclusividade do município. Em todo o pais as escolas da rede privada. Os números do Inep, que consideram apenas as provas objetivas, mostram que das 100 escolas com maior nota média no Enem de 2015, 97 são privadas e as outras três são colégios federais, ligados à universidades federais.

De acordo com nota divulgada pelo Inep: “Os resultados do Enem por escola devem ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos. Toda e qualquer comparação entre escolas pertencentes a contextos diferentes sem a devida ponderação entre o desempenho e os diferentes fatores intra e extra escolares a ele associados é considerada indevida”.

 

Deixe seu comentário

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...