DIÁRIO recebe visita de turma do CIEE Teresópolis

Aprendizes visitaram a redação do Diário e puderam conhecer parte da rotina dos profissionais que trabalham criteriosamente em prol da informação

Aprendizes visitaram a redação do Diário e puderam conhecer parte da rotina dos profissionais que trabalham criteriosamente em prol da informação

– Alunos do módulo de tecnologia, mídias e comunicação conhece rotina da equipe

 

Os jovens aprendizes conveniados ao Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) participaram de uma atividade de campo nesta terça-feira, 19. O grupo, sob supervisão da orientadora Melise Brum, visitou as novas instalações do DIÁRIO na Rua Carmela Dutra, em Agriões. Eles conheceram a rotina da equipe de jornalismo e os bastidores dos estúdios de gravação. Não faltou interação entre os aprendizes e os profissionais, que puderam falar de suas experiências e detalhar todo o processo de criação do noticiário, desde a definição dos temas das reportagens até a concretização das matérias que são levadas aos jornal impresso, à TV e ao site.

Os visitantes acompanham o processo de postagem de notícias no site e nas mídias sociais que servem como ferramenta de informação à disposição da população

Os visitantes acompanham o processo de postagem de notícias no site e nas mídias sociais que servem como ferramenta de informação à disposição da população

“O CIEE trabalha em parceria com várias empresas do município, onde buscamos ofertar aos aprendizes a oportunidade de ver de perto situações que vão contribuir com o desenvolvimento de cada um deles. Nós treinamos e buscamos mostrar situações práticas”, explica Melise. Segundo a orientadora, a turma está passando pelo módulo ‘Tecnologias, Mídias e Comunicação’, que abrange exatamente a rotina da redação. “O Diário é um grande parceiro e nos oportunizada essa visita. Nossa atuação se baseia também no fato de que muitos deles ainda não ingressaram em faculdades. Com essas experiências abre-se uma cortina de oportunidades que expõem horizontes que vão influenciar na escolha profissional dessas pessoas”, avalia.

 

Visita às instalações

Os aprendizes foram acolhidos pelo diretor comercial do grupo, Nathan dos Santos. Após as boas vindas, ele conduziu os visitantes pelas instalações. O primeiro ponto foi a o espaço onde funciona a redação. Como a visita aconteceu na parte da manhã, houve oportunidade de ver de perto parte da rotina dos jornalistas e repórteres-cinematográficos, que se preparavam para sair e cumprir as pautas determinadas pela editoria. Causou especial interesse o fato de a redação ser um espaço de interatividade constante, onde profissionais conseguem trocar informações e alimentar as três mídias do grupo: a impressa, através do DIÁRIO, a Diário TV e também o NetDiário. Em seguida o grupo seguiu para os estúdios onde são gravados algumas das atrações da TV. A maior curiosidade girou em torno da cozinha onde é rodado o programa Diário Mais, que apesar de ser cenográfica, tem todos os equipamentos em pleno funcionamento.

Os aprendizes tiveram uma tarde de conhecimento na nova sede do Diário

Os aprendizes tiveram uma tarde de conhecimento na nova sede do Diário

Entre os alunos, o clima foi de euforia e de descobrimento. “Pra mim é um tremendo prazer participar desse programa que nos oferece oportunidade de se desenvolver além do mercado de trabalho. Para mim, será o primeiro emprego. Quando temos oportunidade buscar a qualificação, vamos nos tornar profissionais melhores. Hoje, visitando o Diário, tenho certeza de que me identifico com esse mercado das mídias”, avalia o aprendiz Humberto Gallo. Seu colega, Guilherme de Souza, também disse ter ficado empolgado com a visita. “Sempre tive característica que me identificaram com a mídia. Depois dessa visita, pude ter mais noção de como funciona esse trabalho. Essa experiência, esse envolvimento com os profissionais é muito bacana e me vejo inserido nessa rotina. Pena que a cidade não oferece oportunidades de formação dentro dessa área”, opina.

Depois de conhecer as instalações, os alunos participaram de uma palestra sobre a história do grupo Diário e sua importância no desenvolvimento do município e, em especial, da mídia local. A conversa foi conduzida pelo profissional Nathan dos Santos. Por fim, novo espaço para sanar muitas dúvidas.

O CIEE tem sua sede em Teresópolis na Rua Alice Regadas, 66, sala 710 na Várzea. As inscrições para novos aprendizes são feitas através do site www.ciee.org.br. Além da formação tradicional, também são oferecidos programas especiais, como o PDP, que visa a formação dos participantes através da observação de posturas profissionais, passando por oficinas que vão desde a preparação para uma entrevista de emprego, até os passos decisivos para uma caminhada vitoriosa no mercado de trabalho.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...