Fórum permanente contra roubo de cargas no estado

Encontro foi coordenado pelo deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ)

Encontro foi coordenado pelo deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ)

– De janeiro a outubro foram registradas mais de sete mil ocorrências do tipo

Após encontro coordenado pelo deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), entidades empresariais e comerciais, com o apoio de autoridades de segurança pública decidiram criar um Fórum Permanente de Combate e Prevenção ao Roubo de Carga, para discutir soluções e implementar ações, com o objetivo de reduzir o número de ataques. Apenas nos 10 primeiros meses de 2016, já foram registradas quase 7.500 roubos de carga no Rio, mais do que em todo o ano de 2015, quando houve 6.934 assaltos.

Para o deputado Hugo Leal, coordenador da bancada do Rio, os números do estado são alarmantes. “Estivemos numa reunião com o ministro da Justiça, em que até mesmo os representantes de outros estados disseram que a siatuação do Rio era a mais dramática. Saí daquele encontro com o ministro Alexandre Moraes extremamente preocupado”, afirmou o parlamentar, nesta sexta (02) na abertura de encontro na Associação Comercial que reuniu entidades das transportadoras e do comércio, empresários, caminhoneiros e autoridades da área de segurança.

Estiveram presente ao Fórum de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas, o superintendente da Polícia Federal no Rio, José Roberto de Lima Neto, o chefe da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da Polícia Federal, João Paulo Garrido, o superintendente do Centro Integrado de Controle e Comando, coronel Jorge Freitas de Souza, o delegado-titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, Maurício Mendonça e o major João Mariano Filho, coordenador do Programa Mercadoria Legal, da Polícia Militar. Todos reconheceram a gravidade do problema, destacaram a importância da participação da sociedade e mostraram as dificuldades operacionais enfrentadas no combate ao crime. “Sabemos que nenhuma corporação tem o efetivo ideal e que a situação do Rio, inclusive das forças de segurança, é crítica neste momento”, afirmou o superintendente da PRF.

As entidades empresariais mostraram-se dispostas a trabalhar em conjunto com as autoridades. “Principalmente num momento crítico, a sociedade deve participar ainda mais ativamente das soluções dos problemas de segurança”, afirmou o presidente da Federação do Trasnporte de Carga, Edudardo Rebuzzi. “O momento é de ação e nós devemos agir de forma integrada”, acrescentou Francesco Cupello, presidente do Sindicarga (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga). Também participaram do encontro o presidente da Associação Comercial do Rio, Paulo Protásio, e o presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio, Fábio Queiroz. Presidente do Sincomércio, Rodney Turl foi um dos representantes de Teresópolis.

As manifestações fizeram o deputado Hugo Leal, organizador do evento, propor a criação do Fórum Permanente de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas, com a participação de representantes dos empresários e das forças de segurança, que já tem nova reunião marcada para o dia 16 de dezembro. “Todos já saímos dessa reunião com sugestões desde iniciativas legislativas, que vou encaminhar, a ações na área policial e também na mobilização de recursos. O mais importante é termos criado um espaço permanente de integração entre sociedade e forças de segurança para enfrentar esse grave problema da escalada do roubo de cargas”, disse Hugo Leal.

 

Deixe seu comentário

Todos os dias nas bancas, o DIÁRIO traz pra você as mais elaboradas reportagens, reclamações da população com o Diário Comunidade, as matérias policiais, políticas, cultura, esporte, entretenimento e tudo mais para manter o teresopolitano informado. Além da melhor seção de classificados da região. O DIÁRIO tem a sua trajetória inserida na história do município de Teresópolis e trabalha com profissionais especializados e graduados, sempre em busca do melhor jornalismo. Leia O Diário de Teresópolis. Nas bancas.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...