Livro ‘Vamos tocar no assunto’ é lançado em Teresópolis

O livro ‘Vamos Tocar no Assunto’ relata a história de 21 mulheres e a luta de cada uma contra o câncer

O livro ‘Vamos Tocar no Assunto’ relata a história de 21 mulheres e a luta de cada uma contra o câncer

– Publicação conta histórias de dramas e vitórias de mulheres na luta contra o câncer

Do sonho de contar a própria história para compartilhar com outras mulheres que passam por situações semelhantes nasceu o projeto que culminou  no lançamento do livro ‘Vamos Tocar no Assunto’. O evento festivo que marcou a noite de autógrafos aconteceu na última quarta-feira, 7, na Casa de Portugal. A publicação reúne 21 histórias de mulheres e suas batalhas contra os mais diversos tipos de câncer. Relatos de vida ilustrados por fotografias onde a sensibilidade e o respeito são os principais destaques.

O livro tem três autoras. A jornalista Márcia Chiapetta, que realizou as entrevistas e colocou no papel as histórias; a fisioterapeuta Gabriella Martuchelli, da Associação Amigas da Mama; e a coach comportamental Rosana de Moraes, convalescente de um câncer de mama, que idealizou o projeto e conseguiu concretizar através da obtenção de parcerias e apoio. “Eu passei pelo câncer de mama e nesse período li uma matéria de São Paulo sobre uma publicação com fotos de pessoas que passavam pelo câncer. Era uma forma de melhorar a autoestima. Isso me inspirou a escrever um livro com a minha história”, revela Rosana de Moraes. “Procurei a Márcia Chiapetta, que é jornalista e escritora, e falamos sobre a ideia, que acabou amadurecendo quando descobri várias histórias bonitas de superação. Começamos a juntar um grupo para viabilizar esse projeto, que envolveu empresas da cidade no patrocínio. Além dos depoimentos das mulheres, trouxemos também a palavra de profissionais da área, como oncologistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e até advogados. Reunimos tudo nesse grande caldeirão de informações para que as pessoas possam ler, entender e ajudar pessoas que passam pelo mesmo problema”,  revela.

Uma aula sobre superação

Responsável pelas entrevistas e pela redação do livro, a jornalista Márcia Chiapetta revela que teve receio em trabalhar com o assunto. “No início fiquei assustada com o tema, o câncer. Quando fui convidada, fiquei em dúvida sobre como contar essas histórias de superação e manter um clima alegre, festivo. Junto com a Gabriella Martuchelli, da Associação Amigas da Mama, a cada semana fui entrevistando essas mulheres. São 21 pessoas que passaram por vários tipos de câncer. Recebi uma verdadeira aula sobre essa doença e vendo que ela não é o monstro que apresentam, desde que seja feita a prevenção, os tratamentos e o fundamental, que ela tenha pleno apoio da família e dos amigos e que não guarde tudo para si”, descreve.

O lançamento do livro aconteceu em evento realizado no Salão Nobre da Casa de Portugal. Contando com a participação das personagens, seus familiares entre outros convidados, a reunião festiva contou com ‘colcha cultural’ com apresentações de música, teatro e dança.  Algumas das personagens do livro falaram da experiência de relatar suas histórias em uma publicação. “Eu descobri que eu tinha leucemia em março desse ano, entrei em oito seções de quimioterapia, com muita fé, força e hoje  estou aqui, podendo contar que é possível”, relata Mônica Oliveira, cuja luta contra o tumor ganhou repercussão pelas redes sociais. “Tendo fé, acreditando em Deus e tendo a Virgem Maria à frente, a gente pode tudo. É uma experiência que muda muito. Sabemos que Deus tem seus propósitos então aceitamos que tudo é válido. Tem que ser guerreira, ter uma estrutura familiar e amigos maravilhosos, antigos e novos. Ter câncer e falar nisso é mais fácil. Fico feliz em saber que pessoas vão ler a minha história e extrair dela forças para seguir em frente”, relata.

‘Passou muito rápido’

Outra cuja história está detalhada na publicação é Miriam Gomes. “Jamais passaria pela minha cabeça participar de um projeto dessa dimensão. Mas foi gratificante a oportunidade de fazer parte disso. É emocionante ter a história contada no livro. Quando você começa a enfrentar uma situação dessas, o medo chega, afinal não dá pra saber se vamos dar conta e ficamos pensando o que estaria reservado. Agora vejo que tudo passou muito rápido. Espero que seja um exemplo para quem precisa disso. Afinal, é preciso tocar no assunto”, finaliza.

Toda a renda do livro será revertida para as ações da Associação Amigas da Mama, que tem projeto para abrir uma sala voltada para os serviços, oferecendo maquiagem, fisioterapia específica e seguindo no trabalho de apoio. O livro poderá ser adquirido na Clínica Live Fit, que fica na Rua Wancler Fonseca, 67, em Agriões.

 

Deixe seu comentário

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...