Muitas e boas opções para se refrescar no verão

Na antiga estrada do Garrafão, entorno do Parnaso, cachoeiras vizinhas à Rio-Teresópolis são boa opção

Na antiga estrada do Garrafão, entorno do Parnaso, cachoeiras vizinhas à Rio-Teresópolis são boa opção

– O DIÁRIO lista cachoeiras e rios onde você pode aproveitar os dias mais quentes do ano

Dias que já começam com os termômetros marcando altas temperaturas, clima abafado… A época mais quente do ano pede lugares com água gelada para se refrescar! Quem mora na Região Serrana tem que recorrer às cachoeiras para aproveitar melhor os fins de semana – ou quem sabe conseguir um refresco rápido mesmo antes de ir trabalhar. Isso porque no nosso município e entorno há dezenas de opções de quedas d´água e rios, alguns em áreas de unidades de conservação ambiental. Além de muitas possibilidades, outra boa notícia é que a grande maioria desses atrativos pode ser visitada sem a cobrança de nenhuma taxa. Nesta edição, O DIÁRIO destaca alguns “points” para você curtir o verão sem, literalmente, “esquentar a cabeça”.
No entanto, antes de listar as possibilidades de banho de rio e cachoeira é importante destacar os cuidados que deve ter ao frequentar esses locais: – Os ambientes naturais não têm salva-vidas, então reconhecer os pontos onde você pode se banhar de acordo com a sua habilidade na natação é fundamental; – Com o fundo formado por pedras e muitas vezes água escura, pode haver vários trechos com profundidade muito maior do que outros, evite sustos e desastres; – Muitas pedras são escorregadias; – Não mergulhe sem saber se há pedras no fundo dos poços, um choque de cabeça ou costas pode ser fatal; – Em alguns locais, como nas cachoeiras da Serra, há risco de tromba d´água. Fique atento à formação de nuvens e sinais de elevação do nível do rio; – Não deixe nenhum tipo de resíduo e leve apenas boas lembranças dos locais.

 

Piscina natural é o principal atrativo da sede Teresópolis do Parque Nacional

Piscina natural é o principal atrativo da sede Teresópolis do Parque Nacional

Parque Nacional
Para começar, destaque para a terceira mais antiga e uma das unidades de conservação ambiental do país, o Parque Nacional Serra dos Órgãos. Nas sedes Teresópolis (Avenida Rotariana, Soberbo) e Guapimirim (Km 98,5 da BR-116), o PARNASO tem diversas opções de cachoeiras e rios, com muitos poços com boa profundidade. Na unidade local, a grande piscina natural é o atrativo principal. Desde o ano passado, o valor reduzido para moradores dos municípios onde o parque está localizado (R$ 3,00) só pode ser conseguido nos dias de semana, no período de verão. Nos fins de semana, a taxa de R$ 17. Veja mais sobre os dias com desconto no site icmbio.gov.br/parnaso

 

Cachoeiras vizinhas à Rio-Teresópolis, na antiga estrada do Garrafão, entorno do Parnaso

Cachoeiras vizinhas à Rio-Teresópolis, na antiga estrada do Garrafão, entorno do Parnaso

Garrafão
Também na área do PARNASO, a antiga estrada do Garrafão, paralela à Rio-Teresópolis, tem diversas grandes quedas e pequenos e refrescantes poços – alguns até com bastante profundidade. O acesso é feito pela forte curva de mesmo nome. Após acessar a pequena localidade, deve-se pegar à direita, passando por um pequeno bar. Poucos metros depois, em outra curva, já está a entrada para as cachoeiras. A referência é o sítio Cibelle. Não há cobrança de ingresso.

 

Cachoeira da Macumba, também conhecida como "dos 13", tem também opções de rapel

Cachoeira da Macumba, também conhecida como “dos 13”, tem também opções de rapel

Macumba
Em outra rodovia, a BR-495, que liga Teresópolis a Itaipava, distrito de Petrópolis, a dica é a Cachoeira “da Macumba” ou “dos 13”, por ficar no quilômetro de mesmo número. O acesso é ao lado da ponte do córrego Açuzinho, onde há um recuo na pista e, anos atrás, funcionava uma feirinha. Há dois poços, e grandes quedas, com grampeação para a prática de rapel. O atrativo fica no entorno do Parnaso. Não há cobrança de ingresso.

 

Uma das mais bonitas e famosas de Teresópolis, o Frades fica no Terceiro Distrito

Uma das mais bonitas e famosas de Teresópolis, o Frades fica no Terceiro Distrito

 

Frades e Campanha
Partindo para outra região, o Terceiro Distrito, temos duas opções. A mais conhecida é a Cachoeira dos Frades, localizada no vale de mesmo nome, e entorno do Parque Estadual dos Três Picos. Além da queda principal, com grande e bonito véu, ao longo do rio, nos dois sentidos, há diversos poços e outras pequenas quedas. O acesso é feito pelo km 20 da Teresópolis-Friburgo. Dali, são cerca de seis quilômetros em estrada de terra batida até o atrativo. Também na RJ-130, acessando próximo ao km 22, fica a Cachoeira de Campanha. Nesse caso, há apenas uma leve corredeira e áreas de rio bem abertas. Apesar de muito visitada, é recomendada para os mais experientes, pois a maioria dos pontos tem grande profundidade. Não há cobrança de ingresso.

 

Para quem gosta de caminhar, dica é a Cachoeira do Messias, na localidade do Subaio

Para quem gosta de caminhar, dica é a Cachoeira do Messias, na localidade do Subaio

Subaio
Para quem gosta de aliar outra atividade ao banho de cachoeira, a dica é região do Subaio, que fica em Cachoeiras de Macacu, mas pode ser acessada pela localidade de Canoas/Prata dos Aredes, em Teresópolis. Dois rios e muitas cachoeiras são os atrativos, sendo a principal a “Cachoeira do Messias”, uma queda de aproximadamente 10 metros, localizada em uma área que lembra uma espécie de caverna. Porém, nesse caso é necessário caminhar cerca de 18km, ida e volta. Não há cobrança de ingresso.

Deixe seu comentário

Jornalista, Editor do jornal O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS, Marcello Medeiros atua na imprensa teresopolitana desde 1995. Atualmente, também assina a coluna “Mochileiro”, no próprio jornal, e apresenta programa homônimo na DIÁRIO TV.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...