Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CET mais uma vez no Bico Maior do Vale dos Frades

Um dos locais mais bonitos de Teresópolis, o Vale dos Frades é frequentemente utilizado como locação para produções de televisão ou cinema. Afinal de contas, é cercado por imponentes e bonitas montanhas, com um volumoso rio e suas cachoeiras correndo entre elas, um cenário que nada deve a cobiçadas regiões do exterior, como a Patagônia ou o Yosemite. E entre tantas formações rochosas, estão os Dois Bicos, também conhecidos como o ?Frade e a Freira? (Pela semelhança com as famosas montanhas do Espírito Santo).

Marcello Medeiros

Um dos locais mais bonitos de Teresópolis, o Vale dos Frades é frequentemente utilizado como locação para produções de televisão ou cinema. Afinal de contas, é cercado por imponentes e bonitas montanhas, com um volumoso rio e suas cachoeiras correndo entre elas, um cenário que nada deve a cobiçadas regiões do exterior, como a Patagônia ou o Yosemite. E entre tantas formações rochosas, estão os Dois Bicos, também conhecidos como o “Frade e a Freira” (Pela semelhança com as famosas montanhas do Espírito Santo). Assim como nas terras capixabas, elas ficam bem próximas, com diferença de altura de aproximadamente 100 metros, acessadas através de caminhada e escalaminhada, respectivamente.

As curiosas formações e beleza cênica do “cantinho” onde estão localizadas têm atraído cada vez mais excursionistas para o município.
Elas estão localizadas na área do Parque Estadual dos Três Picos e são acessadas através do pasto da fazenda Quinta do Pinhal, pouco depois da cachoeira. A entrada fica a direita da estrada principal, tendo como referência uma curva forte onde há algumas casas e a antiga usina São José. Para atravessar o pasto da propriedade até chegar à base das montanhas é necessário pedir autorização e, na ida ou na volta, deixar todas as porteiras fechadas para evitar a fuga do gado e manter o bom relacionamento entre montanhistas e fazendeiros.

 O Bico Maior tem 1.500 metros de altitude, sendo acessado somente através de caminhada leve superior de aproximadamente cinco quilômetros (somente ida). A subida segue por estradas que cortam os pastos até uma cerca que fica bem na direção da crista da montanha. A divisão do terreno também serve como referência para a subida. Basta seguir pela esquerda da cerca e atravessar o pasto até o início de uma floresta, onde é preciso cruzar mais um trecho de arame farpado e acessar pequena floresta. Na última parte, já no “Frade”, trechos íngremes e cobertos de uma espécie de capim, orquídeas, bromélias e muitos formigueiros. Recentemente, turma do Centro Excursionista Teresopolitano, o CET, esteve mais uma vez nessa montanha. 

Para chegar ao Bico Menor, a “Freira”, com aproximadamente 1.400 metros, há duas vias. Uma, entre as duas montanhas, é uma escalaminhada, com lances em trepa pedra, chaminés e proteções feitas em árvores e bromélias. O outro acesso é feito pela crista da montanha, mas a vegetação geralmente é bem alta, por conta da pouca visitação.

O visual

A entrada do Vale dos Frades, no quilômetro 21 da Teresópolis-Friburgo, já é um excelente cartão de visitas com uma vista fantástica para os Três Picos, tendo a esquerda a Pedra do Índio. Chegando ao cume de qualquer um dos Bicos, a pessoa pode admirar outras montanhas do PETP de ângulos bem diferentes: Morro dos Cabritos, Antas Maior e Menor (também conhecidas como Pedras D´Anta e Filhote D´Anta), Branca de Neve, Torres de Bonsucesso (mais afastadas), Seio da Mulher de Pedra e logicamente as formações rochosas que dão nome ao parque e são melhor acessadas por Salinas, Nova Friburgo.

História

O Bico Menor foi conquistado em 1949 por A. Ivo Pereira e C. Costa Leite, integrantes do Centro Excursionista Brasileiro. Não há informações sobre os primeiros que chegaram ao Maior. Porém, como é de acesso mais fácil, acredita-se que também seja feito do CEB na mesma época. Mais recente, há algumas vias e variantes, além de linhas de rapel, abertas pelo pessoal da Unicerj. Outra informação sobre aquela região é que, a partir de 2010, começaram a ser conquistadas vias de escalada na parede em frente ao “Frade e Freira”, entre elas a “Castelo de Cartas”, de Josemar “Mazinho”, Márcio “Preá” e João Batista. Importante registrar que na mesma data que a turma do CET esteve no Bico Maior, outro grupo do clube aproveitou para escalar na parede em frente. Para mais informações sobre essa e outras caminhadas, escreva para marcello@odiariodeteresopolis.com.br

No topo do Bico Maior e de olho no Vale dos Frades, uma mistura de belezas naturais e grandes propriedades rurais no Terceiro Distrito

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE