Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Turismo da UERJ é eleito o décimo melhor do Brasil

Divulgado recentemente, o Ranking Universitário Folha 2017 aponta o curso superior de Turismo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no campus Teresópolis, como o 10º melhor do Brasil. Desde 2012, a avaliação anual do ensino superior do país é feita pela Folha de São Paulo, levando em conta os rankings de universidades e de cursos.

Marcello Medeiros

Divulgado recentemente, o Ranking Universitário Folha 2017 aponta o curso superior de Turismo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no campus Teresópolis, como o 10º melhor do Brasil. Desde 2012, a avaliação anual do ensino superior do país é feita pela Folha de São Paulo, levando em conta os rankings de universidades e de cursos.  Funcionando em prédio na Avenida Lúcio Meira, na Várzea, o curso de Turismo da Uerj teve início em 2010 e foi considerado uma grande conquista para Teresópolis – município que tem enorme potencialidade para o setor e pode ganhar muito com o trabalho realizado por tais profissionais formados pela instituição.
Entre os muitos trabalhos realizados no campus local, por exemplo, destaque para o que mostrou a importância do turismo rural com base no turismo solidário em Santa Rita, no Segundo Distrito. O estudo foi realizado pela Turismóloga Nathália Mayume seu TCC, apresentado recentemente.
Um dos coordenadores dos trabalhos realizados pela Uerj no campus Teresópolis é o professor Raphael Fortunato, que é o do Instituto de Geografia da Universidade. Segundo ele, a contribuição do curso acadêmico para o crescimento do setor é inquestionável. “Toda universidade gera conhecimento, demandas e ofertas de serviços. Nós percebemos que o fato da Uerj estar instalada aqui há seis anos já provocou algumas alterações no município. O turismo daqui, não só por conta da universidade, ganha novo fôlego, novos ares e associações. Isso é fortalecimento. E a Uerj com certeza está presente em cada uma dessas representações, seja no planejamento ou na operação do turismo. Então acreditamos que contribuímos com essa parcela de sucesso”, analisa. 

Parceria e outros “prêmios”
Recentemente, a Secretaria Municipal de Turismo oficializou convênio com o curso de Turismo da UERJ. “Universitários estão auxiliando a equipe na Secretaria em um trabalho de diagnóstico, ordenando todos os dados do setor. A proposta do Governo é elaborar um planejamento estratégico para alavancar o desenvolvimento desta importante atividade socioeconômica no nosso município”, explica o secretário municipal de Turismo, Elias Martins.
Outros pontos importantes para esse setor são: Recentemente, Teresópolis foi eleita cidade menos violenta do estado do Rio de Janeiro e a 10º do Brasil e escolhida como um dos principais destinos indicados pelo Ministério do Turismo para visitação na temporada de inverno e como um dos 23 destinos mais bonitos do Brasil, este último apontado pela empresa Expedia Brasil, uma das maiores agências de viagens online do mundo.
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE