Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Esclarecimento à população sobre dose única da febre amarela

A Secretaria de Saúde de Teresópolis esclarece à população que quem já tomou uma dose da vacina contra a febre amarela não precisa se vacinar de novo, mesmo que a dose tenha sido aplicada há mais de 10 anos. A orientação segue entendimento da Organização Mundial da Saúde. Segundo estudos de especialistas do órgão, uma única dose garante imunidade por toda a vida.

A Secretaria de Saúde de Teresópolis esclarece à população que quem já tomou uma dose da vacina contra a febre amarela não precisa se vacinar de novo, mesmo que a dose tenha sido aplicada há mais de 10 anos.  A orientação segue entendimento da Organização Mundial da Saúde. Segundo estudos de especialistas do órgão, uma única dose garante imunidade por toda a vida.

De acordo com balanço parcial, de abril de 2017 até esta quinta-feira, dia 18, Teresópolis registra 160.100 pessoas imunizadas, sendo 144.090 na área urbana e 16.010 na zona rural. Este número corresponde a 91% do público-alvo, entre moradores da cidade e turistas. A meta é imunizar 100% de toda a população que não possua contraindicação para a vacina.

As unidades de saúde foram reabastecidas nesta sexta-feira, dia 19, com o lote de 10 mil doses de vacina, enviado pela Secretaria de Estado de Saúde ao município. O atendimento à população acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, em 16 postos da Estratégia de Saúde da Família e em cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior. O tempo de espera varia de acordo com a unidade, de 5 minutos até 30 minutos, em média.
Unidades móveis percorrem localidades que não têm postos. 

Casos
A Secretaria de Saúde informa que a Fiocruz confirmou o quarto caso da doença no município: o de um morador do bairro Fonte Santa, que segue internado em quadro estável na enfermaria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz. O paciente trabalha durante a semana em Paraíba do Sul, em região de mata fechada, e retornava para casa nos finais de semana.

A Secretaria determinou a realização de ação de bloqueio na Fonte Santa, para intensificar a busca de quem ainda não se imunizou. Equipes dos postos da Estratégia de Saúde da Família da Fonte Santa e do bairro vizinho Quinta Lebrão atendem toda a população da região, inclusive avaliando idosos e outras contraindicações para a vacina da febre amarela. 

Com isso, Teresópolis registra 4 casos de febre amarela: de um morador de Prata dos Aredes (48 anos) e que veio a óbito; de um morador de Água Quente (64 anos); de um morador da Fazenda Ermitage (54 anos) e de um morador do bairro Fonte Santa (18 anos).

Quanto aos casos suspeitos, o da moradora do bairro Frades (45 anos) foi descartado, mas ela se encontra internada devido a infecção urinária. Existe outro sob investigação pela Fiocruz: o de uma moradora do bairro Tijuca (63 anos).

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE