“Quando você planta uma árvore, você se planta para o mundo”

zdia_arvore4-ao

– Longe da prefeitura, Tião Correia visita árvores que plantou há mais de 25 anos

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, data em que o país comemorou o Dia da Árvore, o DIÁRIO homenageia um cidadão que deixou para a cidade uma importante contribuição, seja com perfil ecológico ou mesmo estético. Tião Correia, hoje aposentado, por duas vezes chefiou o setor de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura. Em sua passagem pela função, comemora o fortalecimento do Horto Municipal, onde são produzidas mensalmente centenas de mudas que saem para enfeitar diversos pontos da cidade, e também o plantio de centenas de mudas. Hoje, muitas dessas plantas se tornaram grandes árvores que enfeitam a cidade.

Convidado pela reportagem, Tião visitou as mais de 170 mudas de Angico que plantou ao lado de sua equipe na Colina dos Mirantes. As mudas, trazidas da cidade mineira de Dona Eusébia, chegaram como solução para um problema provocado por formigas ‘cortadeiras’.

“Eu acho que, quando você planta uma árvore, você se planta para o mundo. A maioria das pessoas gosta de derrubar, nós, porém, plantamos. Quero dividir essa minha alegria com o [Carlos] Teixeira, que na época era o secretário de Serviços Público e que autorizou o plantio dessas árvores. Esse local tem muita formiga saúva, ela corta tudo que se planta. Mas o angico, não. Ele autorizou e nós plantamos 170 mudas. Hoje, 25 anos depois, elas estão aqui. Falar sobre isso e mostrar como elas ficaram, nos envaidece e enche de alegria”, declara.

Primavera chegou

Tião Correia destaca ainda que a comemoração pelo dia da Árvore coincide com a chegada da Primavera, que esse ano começa hoje, às 11h21. “Se cada um que partisse do mundo deixasse pelo menos duas ou três árvores plantadas, nós não teríamos essa realidade de devastação que vemos. Acho muito importante comemorar a chegada da primavera com essa consciência, esse olhar verde. Você não precisa entender, mas sim compreender que precisamos respeitar. A árvore faz tudo isso, melhora o clima, a umidade, mantém os mananciais. Não tem outra maneira. Árvore é vida e temos que plantar. Quando faz isso, se perpetua. Fico muito feliz em saber que pus a mão na terra, ao lado da equipe do Parques e Jardins. Fomos buscar essas mudas em Dona Eusébia e plantamos aqui. Para nosso orgulho, não perdemos nenhuma delas”, garante.

Outras árvores plantadas por Tião e sua equipe estão nas proximidades da rodoviária. São dois Calistemos e cinco cerejeiras brasileiras que encantam a todos em seus períodos de floração. “A cerejeira brasileira tem aquela flor rosadinha, diferente da Sakura, japonesa, que é vermelha. Lá tem cinco brasileiras e uma japonesa. Todo ano, na época da floração, eu vou lá e fotografo. Também aproveito para abraçar as árvores. Uma equipe inteira trabalhou naquele plantio e isso é algo que me orgulho. Também sempre falo do Horto Municipal, onde fizemos um celeiro de mudas. Elas vieram de lá. Nada encanta mais os olhos do que o colorido de uma flor”, afirma.

Deixe seu comentário

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...