Sebrae lança movimento “Consuma Orgânicos do Rio”

O evento de abertura da primeira edição do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos, promovido pelo Sebrae/RJ em Itaipava, reuniu cerca de 150 pessoas

O evento de abertura da primeira edição do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos, promovido pelo Sebrae/RJ em Itaipava, reuniu cerca de 150 pessoas

– Conceito estimula o consumo local dos produtos de toda a região

O Sebrae/RJ lançou nesta quarta-feira, 09, o conceito “Consuma Orgânicos do Rio”, uma iniciativa para identificar os produtos orgânicos do Rio de Janeiro. Segundo a gestora estadual do Projeto de Orgânicos do Sebrae/RJ, Ana Carolina Damasio, este movimento tem, entre seus objetivos, estimular o consumo de produtos locais, que estejam mais próximos ao consumidor. “O objetivo é mostrar aos consumidores os benefícios que o consumo local pode trazer, como o acesso a produtos mais frescos e saudáveis, além da promoção da sustentabilidade social, econômica e ambiental”, explicou Ana Carolina durante o 2ª dia do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos, realizado em Itaipava.

A iniciativa faz parte do projeto Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos, já desenvolvido pelo Sebrae/RJ em todo o estado. Este projeto apoia os produtores, em todos os níveis da cadeia produtiva, com o objetivo de facilitar o escoamento de sua produção e aproximando o produtor do consumidor. Como parte das ações do movimento Consuma Orgânicos do Rio, o Sebrae/RJ desenvolveu uma estratégia de promoção de acesso a mercado para articular e posteriormente criar uma base de fornecedores para atender a demanda de compra além de cartilha e ações promocionais. “Queremos aproximar o produtor do consumidor, seja ele restaurantes, lojas, mercados ou mesmo o consumidor final, e garantir o abastecimento da demanda local”, acrescentou Carolina. Para obter outras informações ou fazer sugestões, os interessados podem entrar em contato através do email: organicosdorio@rj.sebrae.com.br.

Seminário de gastronomia

O evento de abertura da primeira edição do Seminário Do Campo à Mesa: Gastronomia e Orgânicos, promovido pelo Sebrae/RJ em Itaipava, reuniu cerca de 150 pessoas. O evento faz parte do Circuito Ganhando Mercado, promovido pela instituição, e contou com a participação de profissionais do setor de gastronomia e do segmento de produção orgânica.  Ao abrir o evento, a coordenadora do escritório regional do Sebrae/RJ em Petrópolis, Cláudia Pacheco, ressaltou que o principal objetivo do evento é aproximar a gastronomia dos produtores orgânicos. “O Sebrae percebeu que há um distanciamento dessas dois polos econômicos. Por outro lado, há o interesse dos dois segmentos de se aproximarem. E o nosso papel é promover esta integração para gerar negócios e fortalecer os dois setores na região Serrana”, disse.

Os empresários e produtores também tem a mesma percepção. O coordenador do Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal (GP), em Petrópolis, acredita que o movimento que o Sebrae/RJ está provocando certamente vai promover esta aproximação desejada pelos produtores e pelos empresários. “Hoje, 60% da produção dos agricultores que fazem parte do GP vai para as feiras de orgânicos que participamos na cidade do Rio. O restante é vendido para lojas e restaurantes também do Rio. Temos pouco contato com os restaurantes locais. O que estamos semeando hoje, vamos colher em um futuro próximo, não tenho dúvidas em relação a isso. Muitos paradigmas estão sendo quebrados a partir deste evento de hoje”, afirmou.

A empresária Sonia Ribeiro, dona do restaurante Sabor na Praça, em Teresópolis, não usa orgânicos em seu restaurante, mas este quadro esta preste a mudar. Ela vai começar ainda este ano a testar o uso de orgânicos no cardápio aos sábados e usar a iniciativa como diferencial para atrair novos clientes. “Já tinha a intenção de fazer isso, mas aqui no evento esta ideia se fortaleceu. Esta iniciativa vai agregar muito valor ao meu negócio”, planeja. Sonia vai comprar seu produtos na feira de orgânicos que funciona em Teresópolis, privilegiando a produção local.

Circuito orgânico

Outra iniciativa do Sebrae/RJ que também estimula o consumo local é o Circuito Cardápios Sustentáveis, uma ação que integra o food service (alimentação fora do lar) com a produção agrícola orgânica local. Esta ação mapeia tudo o que é produzido no estado para desenvolver a relação entre o comprador e o fornecedor, através de Comitês de Negociação e uma Central de Informação Compartilhada. Como resultado há uma melhoria contínua dos processos de produção e uma maior competitividade das empresas.

Com isso, o agricultor sabe qual é a demanda desse mercado e onde ele está, enquanto os empresários tem conhecimento do que é possível comprar dentro do estado. “O trabalho é desenvolvido através da produção de diagnósticos de oferta e demanda, onde o Sebrae/RJ consegue buscar a aproximação entre produtores e proprietários de bares e restaurantes “, explicou a consultora Daniela Ribas.

A iniciativa faz parte do Projeto Sebrae na Mesa, que hoje atende quase 2 mil empresas em 32 polos gastronômicos em todo o estado e é voltado para o desenvolvimento de soluções empresariais com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional, segundo a gestora estadual do projeto, Louise Nogueira. Outras informações sobre o Circuito podem ser obtidas no Sebrae/RJ nos telefones: 24- 2237-0062 (Petrópolis) e 21-2643-4979 (Teresópolis).

Deixe seu comentário

Todos os dias nas bancas, o DIÁRIO traz pra você as mais elaboradas reportagens, reclamações da população com o Diário Comunidade, as matérias policiais, políticas, cultura, esporte, entretenimento e tudo mais para manter o teresopolitano informado. Além da melhor seção de classificados da região. O DIÁRIO tem a sua trajetória inserida na história do município de Teresópolis e trabalha com profissionais especializados e graduados, sempre em busca do melhor jornalismo. Leia O Diário de Teresópolis. Nas bancas.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...