Urnas que serão utilizadas já estão armazenadas no Ginásio Pedrão

Além das 403 urnas que já estão prontas para a votação de domingo, o TRE disponibilizou equipamentos de ‘contingência’ para utilização em caso de defeito

Além das 403 urnas que já estão prontas para a votação de domingo, o TRE disponibilizou equipamentos de ‘contingência’ para utilização em caso de defeito

– Sob vigilância rigorosa da Polícia Militar, equipamentos eletrônicos estão prontos para receber votação

Estrelas do dia da votação, as 403 urnas que serão utilizadas pelos eleitores já estão preparadas e sob guarda da Polícia Militar nas instalações do Ginásio Pedrão. Os equipamentos eletrônicos já foram inseminados com os dados dos oito candidatos à Prefeito e dos 234 concorrentes as 12 vagas de vereador na Câmara Municipal.

As urnas estão acondicionadas em duas salas trancadas e sob a guarda de militares do 30º BPM. São 177 urnas da 38ª Zona Eleitoral e outras 226 da 195ª Zona. A primeira região vai acolher os votos de 57.328 eleitores, que se somam aos 69.267 da segunda, totalizando um contingente de 126.595 pessoas cadastradas e aptas a votar.

Apesar da Justiça Eleitoral já ter iniciado o cadastro biométrico dos eleitores de Teresópolis, esse ano a votação não vai utilizar esse critério para identificação. Os votantes devem ter consigo seus títulos eleitorais, acompanhados por documento de identificação com foto, seja Carteira de Identidade, Habilitação, Caderneta de Trabalho, Certificado de Reservista ou Passaporte.

 

Equipamentos de reserva

Os equipamentos estão separados por zona eleitoral e pelas rotas para sair no próximo domingo. Além das urnas destinadas aos locais de votação, existe ainda um contingente para a substituição em caso de possíveis defeitos de aparelhos instalados nas sessões. Nesse caso, o processo eleitoral não sofre qualquer dano, uma vez que os dados dos votos realizados são computados diretamente em um chip eletrônico. Caso não haja equipamentos suficientes para a troca, a sessão pode adotar a votação manual, à moda antiga, com cédulas e urnas de lona.

Ao contrário do que muita gente pensa, a Várzea é o bairro com o maior número de eleitores. São, ao todo, 17.112 pessoas aptas a votar. O segundo lugar fica com o bairro de São Pedro, que tem 16.724 eleitores cadastrados. Na sequência aparecem o Alto, com 12.088; a Barra, com 9866; Meudon, 6377; Fonte Santa, 5599, Tijuca, 4372; e Fátima, com 4230 eleitores. Bonsucesso é a localidade do interior com o maior número de eleitores: 3349 pessoas. O bairro com a menor quantidade de votos é a Fazenda Alpina, que tem 292.

 

Simulação on-line

Para que o eleitor não tenha dificuldades na hora de votar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu Portal o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Por meio dele, o internauta poderá treinar a votação para os cargos em disputa da mesma forma que ocorrerá no dia da eleição, como se estivesse diante de uma urna eletrônica. O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. Na relação constam cinco partidos (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore), cada um com cinco candidatos a vereador e um a prefeito, com seu respectivo vice. Na hora da votação, é possível navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da imagem da urna.

Antes de votar no simulador, o internauta deve selecionar o primeiro ou o segundo turno da eleição, e pode votar quantas vezes desejar, bastando clicar no link “nova simulação”.

O teclado virtual é idêntico ao teclado real da urna eletrônica, contendo, inclusive, as opções para voto em “Branco”, “Corrige” e “Confirma”. Até o sinal sonoro emitido pelo simulador após a confirmação do voto é idêntico ao som emitido pela urna eletrônica.

 

Deixe seu comentário

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...