Luiz Bandeira
O Governo do Estado do Rio de Janeiro está investindo R$ 97,7 milhões na construção de mais 500 unidades habitacionais no bairro Parque Fazenda Ermitage. As obras, executadas por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social, estão em andamento e fazem parte das ações voltadas à ampliação da oferta de moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade social. A previsão é que os imóveis serão entregues nos próximos meses, apesar do atual ritmo lento de trabalho.



As novas unidades serão destinadas, prioritariamente, às famílias que perderam suas casas na tragédia de 12 de janeiro de 2011, além de moradores de outros bairros afetados por catástrofes ambientais que atualmente recebem o benefício do aluguel social. A iniciativa amplia o alcance do projeto habitacional já implantado na região e busca atender uma demanda histórica por reassentamento seguro e definitivo.
Os condomínios
Esta nova fase do empreendimento contempla a construção de quatro novos conjuntos habitacionais, totalizando 25 blocos de cinco pavimentos. Cada apartamento contará com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os condomínios também terão áreas de convivência, com centro comunitário, parque infantil, academia ao ar livre voltada para a Terceira Idade e espaço com churrasqueira.



De acordo com o projeto, os novos conjuntos apresentam melhorias estruturais em relação à primeira fase, que atendeu exclusivamente vítimas da maior tragédia natural do país. Atualmente, o Parque Fazenda Ermitage abriga cerca de sete mil moradores. Com a expansão do complexo habitacional, a expectativa é que a população do bairro chegue a aproximadamente nove mil pessoas.


Os novos conjuntos apresentam melhorias estruturais com áreas de convivência, centro comunitário, parque infantil, academia ao ar livre voltada para a Terceira Idade e espaço com churrasqueira. Foto: Imprensa/RJ
Como estão as obras
Nesta quinta-feira (08), a equipe da Diário TV esteve no Parque Fazenda Ermitage e constatou que apenas um dos conjuntos habitacionais apresenta estágio mais avançado de obras, já com telhado e janelas instalados. Os demais blocos ainda demandam uma série de serviços para a conclusão. Apesar disso, a expectativa do Governo do Estado é de que as unidades habitacionais sejam entregues à população ainda neste ano, reforçando o compromisso com a política de habitação e interesse social no estado do Rio de Janeiro.







