Marcello Medeiros
Além de frequentes operações em bairros como Rosário, Pimentel, Quinta-Lebrão e Fonte Santa, o 30º Batalhão de Polícia Militar também tem trabalhado para combater o avanço da criminalidade nas regiões rurais do município. Tem sido cada vez maior o número de ocorrências envolvendo o tráfico de entorpecentes no segundo e terceiro distritos. Somente no fim de semana, mais quatro homens acusados de envolvimento com a venda de drogas nessa região terminaram no setor de custódia da 110ª Delegacia de Polícia e posteriormente foram encaminhados para unidade prisional da Polinter, no Rio de Janeiro.
Na localidade de Mottas, equipes dos DPOs Bonsucesso e Vargem Grande prenderam dois homens que pretendiam lucrar aproximadamente R$ 5 mil com a venda de cocaína. Eles foram presos em flagrante de posse de 91 papelotes desse entorpecente e, no lugar de dinheiro, ganharam uma temporada no xadrez. Duas mulheres que estariam comprando cocaína com a dupla foram autuadas como testemunhas e liberadas. Um dos homens já tinha mandado de prisão em seu desfavor.
Em outra operação, equipes da PATAMO e DPO São Pedro receberam informações que dois homens residentes em localidade no interior haviam descido a serra para buscar entorpecentes para a revenda. Quando eles retornaram, foram abordados no Soberbo e estavam de posse de 29 pinos de cocaína que teriam adquirido em Piabetá, na Baixada Fluminense.
Menor do pó
Na última quinta-feira, equipes do 30º BPM apreenderam 790 papelotes de cocaína que estariam sob a responsabilidade de um adolescente de apenas 12 anos no bairro do Corta Vento. Acompanhado de representante do Conselho Tutelar, ele prestou depoimento na 110ª Delegacia de Polícia e foi liberado. Dois dias depois, a PM fazia patrulhamento na mesma região e se deparou com o jovem na rua gritando “tem pó de dez”. Abordado, estava novamente com cocaína, agora com apenas dois papelotes. Novamente conduzido para o setor de cartório da delegacia, dessa vez ele ficou apreendido e encaminhado para a Vara da Infância e Juventude.