Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Festival Sabores Britânicos em Teresópolis

Evento lembra a presença e a influência inglesa na colonização

Wanderley Peres

Celebrando os 205 anos da chegada de George March à Serra dos Órgãos, o festival Sabores Britânicos começou no dia 8, e vai até o dia 30, quando bares e restaurantes associados do Polo Gastronômico de Teresópolis apresentam, na 6ª edição do festival, com pratos típicos ingleses, todos eles com um toque dos ingredientes de origem na serra, onde o colonizador britânico iniciou uma colônia de ingleses, em 1855 transformada em freguesia, surgindo a cidade de Teresópolis, em 1890, que seria capital do Estado, enfim emancipada um ano depois, em 6 de julho de 1891.

Evento que faz parte do calendário turístico do município, o Sabores Britânicos tem como patrocinador a Fecomércio-RJ, com apoio da AROSA, Diário TV, La Bodega Vinhos & Cia e Prefeitura de Teresópolis. A realização é do Polo Gastronômico de Teresópolis, com correalização do Teresópolis Conventions & Visitors Bureau.

O Polo Gastronômico de Teresópolis foi criado em 2014 e conta hoje com a participação de 45 empresas do ramo de alimentação, incluindo restaurantes, bistrôs, cafés, padarias, pousadas e hotéis. Estão entre os participantes da 6ª edição do Festival Sabores Britânicos de Teresópolis: Caldo de Piranha, Casa Coralina, Centro Gastronômico Recanto, Cafeteria Chez Vous, Donna Tê Terrazzo, Empório Therezópolis, Gaia Terramar, Hotel Intercity, Maria Torta, pizzaria Mandacaru, Manjericão – Casa de Pizza, O Café, Padaria Império, Paraíso Agriões, Salsa Brasileira, Viva Itália e Ymbu Restaurante. Veja no box os pratos de cada participante.

A presença inglesa em Teresópolis

George March foi o grande precursor do desenvolvimento de Teresópolis, produzindo a sua fazenda Santa Ana do Paquequer, ou dos Órgãos e do March, a agricultura e o gado que era negociado na capital do Império, o Rio de Janeiro, além de receber viajantes, cientistas, pesquisadores e artistas que deixavam registradas suas impressões da região.

Visitando a fazenda dos Órgãos no seu auge, o cientista francês Marie Melchior Joseph Théodose de Lagrené se referiu a Serra dos Órgãos como o lugar “aonde as pessoas vão, nesta época do ano, à procura de um clima mais fresco e bastante parecido com o do sul da Europa”, relatando ainda em seu livro ‘Une Embassade Française em Chine’ sobre “as casinhas que George March construiu, envoltas pela solidão do novo mundo, para o conforto britânico”, afirmando ser a escolhida para a sua hospedagem “uma casa que tem cerca em volta e fica no fim de um campo, na orla da floresta”.

Além de experimentar em sua fazenda a agricultura estrangeira e o gado importado, como mostram relatos do tempo do início da fazenda do Couto [porque era arrendada dos herdeiros de Joaquim do Couto], George March iniciou também, no Brasil, o hábito do veraneio, ao construir ao longo de sua propriedade casinhas de aluguel para a temporada de verão das famílias dos ingleses que eram muitos comerciando no Rio de Janeiro e dependiam de um lugar saudável por conta das doenças que proliferavam na insalubre Capital do Império e do calor que era bastante incomum ao europeu”, confirma o livro “1922 – As Eleições em Teresópolis”, que será lançado no dia 22 de julho próximo, a partir das 16h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Caldo de Piranha
FISH AND CHIPS
Fish and Chips à moda do Caldo de Piranha feito com filé de linguado frito, batatas rústicas.

Casa Coralina
SHEPHERD’S PIE
Releitura da tradicional torta de carne de boi com batata inglesa, um escondidinho à inglesa.

Recanto
BANOFFEE PIE
Torta feita de banana, chantilly e uma espessa calda de caramelo, combinada em uma base de biscoito amanteigado.

Chez Vous
APPLE PIE
Torta de maçã com massa artesanal, pitada de noz moscados, açúcar e canela acompanhado de sorvete de creme.

Donna Tê
FISH AND CHIPS ORGÂNICO E VEGETARIANO
Uma releitura do tradicional prato Fish and Chips homenageando nossa agricultura familiar que se originou com os primeiros colononizadores ingleses.

Empório Therezópolis
RED VELVET
Delicioso bolo popular inglês Red Velvet (veludo vermelho), preparado com frutas vermelhas e camadas de chantilly.

Gaia Terramar
HAM AND PEA SOUP
Ideal para o frio da serra, Ham And Pea Soup é uma sopa de ervilha com presunto, tradicional da Inglaterra

Hotel Intercity
JAM ROLY-POLY
Roly-Poly é o nome inglês para o rocombole. No Reino Unido, esse doce é muito apreciado. Parecido com rocombole, que trás geleia de frutas entre suas camadas.

Maria Torta
CHÁ DA RAINHA
2 torradas petropolis, Waffles, mel, geleia, manteiga, biscoitos amanteigados, 2 fatias de torta da rainha e 2 sachês de chá ingles (Serve duas pessoas)

Mandacaru
PIZZA
ESCOLAROLA
Massa de pizza artesanal, mussarela, molho pomodoro, escarolas frescas, alho frito e parmesão.

Manjericão Casa de Pizza
Pizza de cauliflower cheeseMassa ??na e crocante, molho de tomate, mussarela e raminhos de couve-flor temperados com noz moscada e mostarda são cobertos de queijos cheddar.

O Café
WALNUT CAKE
AND COFFEE
Típico bolo inglês que leva em sua massa nozes e café. Delicioso e muito aconchegante.

Padaria Império
SCONES
Scone é um pão rápido (quick bread) tradicionalmente servido nos chás ingleses.

Paraíso Agriões

Irish Stew, Releitura do tradicional cozido. Servido no buffet

Salsa Brasileira
BANGERS AND
MASH
Linguiça artesanal com purê de raízes com geleia de bacon

Viva Itália
MAGRET MARCH
Magret de canard ao molho de poncã com atas ao murros e tomate confit.

Ymbu Restaurante
BIFE WELLINGTON
Releitura do Bife Wellintgon feito com filet mignon envolto na massa folhada com aligot de batata.

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

COPBEA retoma feira de adoção de cães

Mês das crianças com promoção no parque de diversões do Le Canton

Regras do Pix mudam a partir de novembro

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE