Por que a reunião dos chefes de Estado do G20 acontece no Rio? Ora, seria natural que acontecesse em Brasília, Capital da República do Brasil. Uma vez que a economia e as finanças dos países membros e convidados é o tema principal do encontro com a presença obrigatória dos presidentes dos Bancos Centrais e dos ministros de finanças, não sendo em Brasília, deveria ser em São Paulo, centro financeiro do Brasil. Ou não?
Então, por que o Rio de Janeiro?
Por um fato: O Rio de Janeiro é a referência do Brasil no mundo todo. É uma cidade que, gente de todos os lugares do planeta tem vontade de conhecer, em razão das belezas naturais e da história de formação do povo brasileiro, um povo que o mundo todo olha com curiosidade e admiração. Por mais que alguns tentem fazer da marca Rio a marca da violência e de outras coisas ruins, o Rio passa batido por tudo isso e permanece como a referência de um lugar maravilhoso.
Portanto, a decisão dos chefes de Estado dos 19 países membros do G-20, dos países da União Europeia que compõem o bloco econômico da Europa e agora os países da União Africana, que passaram a fazer parte do G-20, está no amor pelo Rio, que ocupa o coração do povo carioca e fluminense.
O G-20 é a oportunidade oferecida pelo momentos a 2/3 da população do mundo para que a marca Rio vá para além da capital do estado e aponte as demais cidades. A melhor delas, sem dúvida, Teresópolis. Uma cidade incrível em beleza e clima.