Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Brasil avança na parceria com Japão para construção de barreiras SABO em Teresópolis e Nova Friburgo

As barreiras Sabo são as primeiras estruturas desse tipo na América Latina

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está avançando nas atividades com o Japão para a construção das barreiras SABO, estruturas projetadas para conter o fluxo de detritos por deslizamentos de terra, com o principal objetivo de proteger vidas e reduzir os riscos para a população em áreas vulneráveis. Essa iniciativa faz parte das estratégias do Brasil para adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, reforçando a proteção de comunidades vulneráveis.

Em recente visita ao Japão, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, se reuniram com autoridades japonesas para debater as parcerias existentes e os avanços no Projeto SABO. Os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo firmaram Termo de Compromisso de participação no projeto, marcando um passo importante para a sua implementação.

O ministro destacou a importância da parceria. “Não há como impedir que os desastres aconteçam, especialmente diante das mudanças climáticas, mas podemos reduzir drasticamente o impacto sobre as pessoas. Esse acordo é mais um passo para fortalecer políticas públicas que coloquem as pessoas no centro das ações de prevenção e mitigação”, afirmou Waldez Góes.

Atualmente, o projeto de engenharia da barreira SABO de Nova Friburgo encontra-se em análise na Caixa Econômica Federal, com previsão de início das obras até dezembro de 2025. Em Teresópolis, o projeto está concluído, enquanto as iniciativas para vias de acesso e manutenção seguem em elaboração. A previsão é que as obras na cidade comecem no primeiro semestre de 2026. As barreiras Sabo são as primeiras estruturas desse tipo na América Latina.

Para garantir a transferência de tecnologia de forma eficaz, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) firmou um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A parceria permitiu a aplicação da metodologia japonesa na elaboração dos projetos e execução das obras.

Expansão do Projeto SABO
Além de Nova Friburgo e Teresópolis, o Projeto SABO prevê a elaboração de estudos e projetos de engenharia para mais quatro municípios: Blumenau (SC), Caraguatatuba (SP), São Sebastião (SP) e Petrópolis (RJ). Essas regiões também enfrentam desafios relacionados a deslizamentos de terra e fluxo de detritos e poderão se beneficiar da tecnologia japonesa para prevenção de desastres.

A previsão inicial de custo para a construção da barreira SABO em Nova Friburgo é de aproximadamente R$ 25 milhões. O financiamento do projeto ocorre por meio de parcerias entre o Governo Federal, instituições financeiras e colaboração técnica com o Japão.

Em janeiro de 2025, as equipes realizaram uma visita técnica em Campo Grande, local onde a barreira SABO será instalada e que foi uma das áreas mais afetadas pela tragédia climática de 12 de janeiro de 2011. Foto: AsComPMT

Visita técnica em Campo Grande
Em janeiro deste ano, equipes realizaram uma visita técnica em Campo Grande, local onde a barreira SABO será instalada e que foi uma das áreas mais afetadas pela tragédia climática de janeiro de 2011. O objetivo da visita foi realizar inspeções de campo e verificar as opções de acesso, a fim de definir os detalhes da implementação da barreira SABO.
“Estou muito animado com a construção deste projeto. Nosso desejo é que Teresópolis abrigue a primeira barreira SABO permeável com estrutura metálica do Brasil, servindo como exemplo de como essa tecnologia pode proteger vidas. A cooperação da Prefeitura é essencial para avançarmos nesse processo”, destacou Takasue Hayashi, engenheiro civil e conselheiro-chefe da JICA no Brasil, junto com a tradutora e intérprete Ilze Maeda.
“Teresópolis expressa sua gratidão aos governos do Brasil e do Japão pela importância dessas obras voltadas à preservação da vida. Precisamos avançar nessas intervenções estratégicas para responder às necessidades da população e evitar que tragédias como a de 2011 se repitam”, concluiu o Prefeito Leonardo Vasconcellos em reunião realizada em seu gabinete.

No dia 28 de janeiro de 2025, a Prefeitura de Teresópolis recebeu técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional), da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Governo do Estado/Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social (SMHIS). O encontro marcou o início da retomada de uma nova fase do projeto de colaboração entre Teresópolis, o Governo do Estado, Brasil e Japão, focado na prevenção de riscos de desastres naturais.

Compromisso com a COP 30
A ampliação do Projeto SABO está alinhada com os compromissos do Brasil na agenda climática global, reforçando a importância da infraestrutura na redução das desigualdades e na proteção das comunidades mais expostas a eventos extremos. Com a aproximação da COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025, a iniciativa demonstra o compromisso do país com a resiliência climática e a adoção de soluções sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças do clima.

A cooperação com o Japão também reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura adaptativa e tecnologia para reduzir os impactos de eventos extremos no território brasileiro. A implementação das barreiras SABO fortalece a governança climática ao tornar comunidades locais mais resilientes a desastres relacionados a fluxos de detritos.

A partir das negociações em curso, novos projetos de barreiras SABO poderão ser implementados em outras regiões do Brasil, ampliando a segurança e prevenção de desastres. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional segue dialogando com autoridades nacionais e internacionais para garantir a execução dos projetos e a proteção das comunidades mais vulneráveis.

Edição 05/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas: Teresópolis com pontos de apoio abertos

Saúde: Domingo tem mais uma edição do “Zera Fila” em Teresópolis

Brasil avança na parceria com Japão para construção de barreiras SABO em Teresópolis e Nova Friburgo

Prefeitura de Teresópolis oferece descontos de até 100% em multas e juros para regularização de débitos

Hotel Ibis Styles Teresópolis será inaugurado em 2026

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE