O Ballet Pro Arte realiza na tarde deste sábado (27) uma seleção de crianças de 7 a 10 anos para sua turma deste ano em que vai conceder 10 bolsas de estudo gratuitas para estudantes da rede pública através de um projeto social. A direção da escola convida tanto os pais a levarem seus filhos, como também busca o apoio de parceiros que possam contribuir com o custeio do projeto. A escola de dança foi criada no ano 2000 com formação especializada em ballet clássico e possui uma parceria com a Royal Academy o f Dance de Londres que possibilita às alunas receberem uma importante certificação internacional.
A ideia inicial surgiu de um grande sonho em poder cada vez mais incentivar a cultura para as crianças e dar oportunidade para aquelas que não tem condições financeiras frequentar uma escola de dança, para que elas cresçam e se desenvolvam com valores sólidos de uma grande escola de artes. E começando cedo, seguindo uma didática única, com professores renomados, que buscamos o nascimento de vários novos artistas. É plantar hoje para colher no amanhã.
“Nós estamos precisando também de apadrinhamento, as crianças que vão fazer parte do projeto têm de 7 a 10 anos de idade. São crianças que estudam nas escolas públicas do município. Já recebemos ajuda de alguns empresários, mas estamos precisando de mais um pouquinho, padrinhos que queiram nos ajudar a ajudar essas crianças. A iniciativa é muito boa, o balé compõe uma série de outras coisas além da dança. Ele ensina também postura, educação, paciência, resiliência, então todos esses quesitos que o ballet tem vão fazer muito bem a essas crianças. Principalmente porque nossa escola é filiada ao Royal Academy of Dance de Londres e elas podem também fazer exame para participar desse mesmo grupo da minha escola que faz os exames”, explicou a professora e diretora Márcia Eloy.
A seleção dos alunos este ano acontecerá por meio de uma audição e os avaliadores são professores convidados pela escola. Ela será composta por exercícios que trabalham: a musicalidade, os pés, coordenação motora, equilíbrio, isometria, locomoção e espaço, teatralidade, força e flexibilidade. “Nós procuramos crianças com musicalidade, que sejam desenvoltas, que gostem de dançar. O principal é que elas gostem daquilo que estão fazendo porque assim, quando se gosta é que se faz bem”, completou a professora.
“Nós já selecionamento 40 crianças que estão inscritas, ainda temos algumas vagas e dessas crianças escolheremos as 10 que participarão. Nesse primeiro ano, só puderam ser 10, mas conforme o projeto for crescendo, teremos mais alunos no ano que vem e mais turmas”, explicou Márcia.
Para conseguir manter as bolsas de estudo, o Ballet Pro Arte vem buscando o apoio de empresas e pessoas que possam contribuir com doações: “O que agente precisa mais é cobrir algum custo que a criança precisa durante a formação dela, como a passagem para ela e o responsável leva-la ao ballet, os custos eventuais de espetáculos que elas queiram fazer, ou se elas quiserem fazer o exame da Royal, então tem que pagar a inscrição, são pequenos custos que temos para ajudar essas crianças”, explicou a professora Luciana Matilde.
Audição
A seleção das crianças que participarão da turma de ballet será realizada às 14 horas deste sábado na sede do Ballet Pro Arte que fica no Edifício Atrium – Avenida Feliciano Sodré, 300 / sala 310 – Várzea.
Quem quiser entrar em contato para tirar dúvidas e também para saber como apoiar o projeto, pode procurar os perfis da escola no Instagram (@ballet_pro_arte) e Facebook (Ballet Pro-Arte) ou pelos telefones (21)99604-2091 ou (21)97230-8089.