Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cláudio Castro lança Programa Empreendedorismo RJ para impulsionar o setor no estado

A iniciativa institucionaliza política pública estruturante para o setor, impactando 10 mil pessoas diretamente

O governador Cláudio Castro lançou, nesta quarta-feira (03/09), o Programa Empreendedorismo RJ, com o objetivo de valorizar o empreendedorismo fluminense, além de ampliar o impacto econômico, social e ambiental dos negócios no estado. O projeto, criado pela Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo da Secretaria de Estado da Casa Civil, institucionaliza uma política pública estruturante para o setor, podendo impactar 10 mil pessoas diretamente.
“O empreendedorismo tem o poder de salvar vidas, famílias, de dar oportunidades e realizar sonhos. O sonho de lançar um programa começou lá atrás, quando começamos a adotar políticas para ajudar a jornada do empreendedor, desburocratizar a abertura de empresas e diminuir a carga tributária. Hoje, o Rio de Janeiro é destaque em empreendedorismo e geração de empregos. Reiteramos nosso compromisso de continuar avançando nesse setor”, destacou o governador.
O Programa Empreendedorismo RJ é dividido em quatro eixos principais: formação e qualificação empreendedora; políticas públicas para o empreendedorismo e participação social; fomento ao empreendedorismo e dados e mapeamento. A expectativa é que 2 mil empreendedores sejam qualificados no Capacita em Rede, 300 expositores de feiras sejam capacitados com curso de inglês voltado para vendas e 500 gestores públicos sejam formados pelo Gestor Empreendedor.
Serão promovidas 22 caravanas no Estado do Rio de Janeiro, com intuito de coletar dados para elaborar o Documento Base da Política Estadual do Empreendedorismo. Além disso, a partir dos dados coletados, serão elaborados, de maneira inédita, três mapas para o setor: o Mapa de Comunidades e Aceleradoras do Empreendedorismo RJ, o Mapa de Lojas Colaborativas e o Mapa de Artesãos do Carnaval, com objetivo de identificar os colaboradores e entender as demandas do setor.
“Temos trabalhado muito, e hoje entregamos essa política pública que vai ampliar o alcance da agilidade, inovação e criatividade que vem dos empreendedores. Vamos iniciar a nossa caravana pela Baixada Fluminense. Atuando com os empreendedores, entendemos que era necessário levar capacitação também para os municípios, para que eles compreendessem o processo do que estamos construindo aqui no Governo do Estado. Assim, vamos poder trabalhar de forma articulada e conjunta, atendendo os cidadãos e os ajudando a crescer”, afirmou a subsecretária de Ações Comunitárias e Empreendedorismo, Karol Mendez.

Empreendedorismo como agente de transformação
O Rio de Janeiro vive um momento histórico para a economia. Somente em agosto, foram mais de 7,3 mil novas empresas, segundo levantamento da Junta Comercial do Estado (Jucerja). No acumulado deste ano, já são 57.839 novos negócios, a maior marca de todos os tempos para o período. O número total representa um aumento de 13,34% em relação à soma dos mesmos oito meses em 2024, quando foram computadas 51.032 empresas.
Além disso, o Rio de Janeiro ocupa hoje a 4ª posição no ranking nacional de estados com maior número de novos pequenos negócios abertos no 1º trimestre de 2025. O cenário reafirma a força e a resiliência do empreendedor fluminense como agente de transformação econômica e social.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 06/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

União, INSS e Prefeitura de Teresópolis encerram conflito histórico na Quinta do Lebrão

Segurança reforçada para as compras de fim de ano em Teresópolis

Teresopolitano morre lutando na guerra da Ucrânia

Programação do Natal Iluminado 2025 em Teresópolis

Mulheres protestam no Rio e pedem maior presença do Estado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE