Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corte da Barra: DNIT fará triagem de acesso ao Jardim Féo e Quinta da Barra

Fluxo de veículos está complicado por conta da obra. Local terá operador de tráfego e painel de LED

Luiz Bandeira

Por conta das obras de contenção de encostas no “Corte da Barra”, trecho da BR-495, houve a necessidade de interdição parcial da via, para segurança de motoristas, pedestres e operários. Essa interdição condicionou o acesso aos bairros Jardim Féo e Quinta da Barra a um desvio que aumenta o trajeto em cerca de 800 metros. Mas, para evitar esse trecho, muitos motoristas começaram a violar os bloqueios oferecendo risco de colisão com veículos que seguem no sentido oposto. Para saber o que será feito para minimizar estes riscos, O Diário de Teresópolis conversou com um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que garantiu que nos próximos dias serão tomadas medidas para mitigar os riscos a todos.

Como a GCM não tem pessoal para manter no local, DNIT instalou painel para orientar motoristas. Foto: Divulgação DNIT


De acordo com o órgão federal, “está sendo instalado um painel de LED na esquina da Rua das Paineiras com a Avenida Presidente Roosevelt”. De acordo com o representante do DNIT, “o órgão tomou essa atitude porque a Guarda Civil Municipal não está conseguindo atender essa demanda”. Ele informou ainda que durante o dia haverá orientação do trânsito por um operador, que vai abrir exceção de acesso para moradores do Jardim Féo e Quinta da Barra.
O DNIT alega ainda que o trecho de desvio para quem acessa estes bairros é considerado curto. “Em uma obra de perímetro urbano onde há um desvio de 800 metros é muito pouco”, alegou. Apesar disso o órgão federal informa que vai mitigar essa situação com a instalação do painel e a manutenção do operador de tráfego. “Essa é uma obra necessária para a cidade e a população deveria entender isso”, lamentou o representado do órgão federal.
Antes do início das obras, houve uma reunião entre Guarda Municipal PRF e DNIT. Nessa reunião ficou decidido que a GCM ficaria responsável pelos acessos aos bairros. Porém, segundo o representante do DNIT, há cerca de quinze dias a GCM não está mais operando, o que segundo ele, vem causando transtornos para os moradores dos bairros afetados pelas interdições. De acordo com o DNIT a Guarda Municipal alega que não tem efetivo para manter agentes no controle do trânsito nos acessos aos bairros, embora tenham assumido o compromisso no dia da reunião. “Estou tentando contato com eles, mas não tenho obtido resposta, para resolver esta questão das vias municipais, porque a gente não pode operar essas vias”.
O DNIT garante que vai fazer a triagem para moradores do Jardim Féo e Quinta da Barra não precisarem fazer o desvio. “Vamos manter um operador durante o dia fazendo essa triagem e com o painel de LED indicativo vai ficar bem melhor pra todos”, pontuou o representante do DNIT.

Compartilhe:

Edição 29/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vinicius define o local para a instalação de Estação de Esgoto em Teresópolis

Diário Podcast: Marcelo Augusto defende a mobilidade urbana

Conheça as 10 trilhas mais procuradas da Serra dos Órgãos

Corte da Barra: DNIT fará triagem de acesso ao Jardim Féo e Quinta da Barra

Sábado de festa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE