Nesta segunda-feira (25), é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil e, para marcar a data, a secretaria municipal de Educação promoveu uma atividade especial para professores, agentes de creche, cuidadores e equipes diretivas escolares, um encontro com a Doutora em Neurociência Jacqueline Malheiros. Ela abordou o tema ‘Neurodesenvolvimento – Os Anos de Ouro’, um momento para refletir sobre o desenvolvimento infantil e a importância de aprender brincando.

“Pra mim é um prazer estar aqui nesta data tão especial, que é o Dia Nacional da Educação Infantil, falando sobre a importância do desenvolvimento infantil, principalmente, no período que chamamos de anos de ouro. Conversamos sobre o desenvolvimento cerebral, as funções executivas e cognitivas e todas as atividades que podemos promover, em especial, por meio do brincar, para potencializar o desenvolvimento da criança e para o aprendizado. Brincar é fundamental!”, frisou a Jacqueline Malheiros, que também possui formação em Pedagogia, Neuro Psicopedagogia e Pós-graduação em TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e Altas Habilidades. Atualmente, Jacqueline é graduanda em Psicologia.

A palestra integra as atividades do ‘Mês da Educação Infantil’, um período dedicado à reflexão e à celebração da importância da educação na primeira infância. Na programação, workshops, palestras e atividades nas unidades de ensino, além da edição especial do ‘Domingo no Parque’, no próximo dia 31 de agosto, a partir das 9h, na Praça Olímpica, com espetáculo infantil do Grupo Pirueta e a exposição.
“Essa é uma atividade que envolve todos os profissionais da Educação Infantil. Hoje o assunto é a primeira infância, uma pauta tão importante do desenvolvimento humano. Foi uma excelente oportunidade para trocarmos conhecimento e aprendermos um pouco mais para que, nas escolas, creches e CMEIs, possamos ter atividades, brincadeiras e muita aprendizagem significativa!”, enfatizou a secretária de Educação, Carla Rabello, pontuando que durante todo o mês de agosto foram promovidas atividades voltadas para o tema.

Para os participantes, foi um momento valioso de troca de experiências e de absorção de conceitos. “Tivemos ensinamentos muito importantes acerca de todo o processo que envolve o indivíduo como ser social e que vai atuar lá no Ensino Médio e na graduação com maior habilidade. Essa habilidade é construída durante a educação infantil. O brincar pedagógico foi um assunto muito bem abordado e irá gerar frutos nas salas de aula!”, avaliou o diretor da Creche Municipal Oscar Lobato, Eder Tomas.
