Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Food Parks” já fazem parte do roteiro turístico de Teresópolis

Espaços trabalham pela consolidação, oferecendo boa comida com preços acessíveis e variedade

Nina Benedito 
@ninabenedito

Em 1800 já havia nos EUA carroças vendendo tortas, sanduíches baratos para trabalhadores dos subúrbios e áreas mais pobres. Após a Segunda Guerra Mundial, a comida de rua ganhou força com caminhões de alumínio brilhante que vendiam refeições em lugares onde os restaurantes eram escassos. No Brasil, os “Food Parks” chegaram em 2012, na cidade de São Paulo, agregando vários “food trucks” e trailers com comidas de todos os estilos e para todo tipo de público, tornando-se rapidamente um enorme sucesso e fazendo parte da paisagem urbana da região. Em Teresópolis, o primeiro foi aberto em 2016, batizado de Villa 85, e é essa história que iremos contar.
A criação do primeiro “Food Park” em Teresópolis foi ideia do Chef Leandro Rebello, que tomou a iniciativa de procurar alguns empresários para a montagem de um espaço onde pudesse reunir alguns trailers com diferentes opções de comida de rua. Tudo começou em 2015,quando Leandro iniciou o projeto de montar um “food truck”, o Rebellados que servia sanduíches diferentes inspirados nas receitas de comida caseira de sua vó. “Nas minhas férias de verão fui para Florianópolis e identifiquei muitos ‘food parks’, fui visitando cada um e conversando com os caras me empolguei com a ideia e percebi que seria um ótimo encurtador de caminho para se conquistar clientela e ter fluxo de gente no negócio, que na verdade, segue a mesma lógica de uma praça de alimentação. Você cria mais volume de gente no espaço e acaba que isso se dissemina melhor, e para o caso do Rebellados que estava começando, achei que seria uma ótima estratégia, estar em um ambiente desses para me tornar conhecido mais rapidamente”, explica o Chef.
O espaço disponível era onde ficava o estoque do Paraíso Tropical, na Avenida Feliciano Sodré, com várias plantas e o chão de pedrinhas, o que tornava o espaço bem bonito em função das plantas ali já expostas e mais atrativo. “Eu conversei com o dono do terreno a princípio para utilizar como estacionamento para o ‘food truck’, e nessas idas e vindas de acompanhamento da montagem, vi que já tinha uma barraca com umas mesinhas e uma tenda que funcionava aos fins de semana, o Chefe Arretado. Começei a funcionar, coloquei os holofotes e começou a dar muito movimento, foi quando correu a notícia de que eu estava convidando algumas pessoas para montar um Food Park”, lembra Leandro.
Foi dada a largada e chegaram junto em um primeiro momento o Crepe Urbano, do Chef Fabrício Carso, o Petit Poulet e a Dona Kombi. Ainda segundo Leandro, começaram com pouca estrutura pois não havia banheiro, nem tão pouco cobertura, era só um espaço em um estacionamento. “Eram seis ‘food trucks’ integrantes e mesmo com a pouca infraestrutura a gente conseguiu lotar o espaço, afinal foi o primeiro e era novidade justamente na época dos eventos de ‘food truck’ que aconteciam pela cidade. Foi um verdadeiro boom!”, finaliza Leandro.
Atualmente, o primeiro “Food Park” de Teresópolis, Villa 85, abriga outros empreendedores com uma gastronomia diversificada e o espaço cada vez mais aconchegante. Vale destacar a varandinha mais charmosa de Terê, O Bendito Bar que serve sanduíches gourmet, petiscos divinos, chopp e drinks diferenciados. Vale a pena conferir! A Villa 85 fica localizada na Avenida Feliciano Sodré, 85, na Reta, e funciona de quarta a sábado a partir das 18h.

Esquina Food Park
Com o enorme sucesso do Villa 85, que em todos os fins de semana lotava o espaço, alguns trailers, em busca de um local maior, resolveram mudar de endereço e criaram juntos o Esquina Food Park, inaugurado pouco tempo depois, e que logo no início de seu funcionamento agradou o público em cheio, tornando-se mais um point na cidade. O professor de gastronomia Fabrício Carso, precursor da comida de rua na cidade, montou o primeiro ‘food truck’ de Teresópolis, o Crepe Urbano, que servia crepes com receita francesa e rapidamente agradou os teresopolitanos que lotavam a calçada para desfrutar da iguaria diferenciada. “Eu acho que fui o primeiro trailer nessa pegada de comida de rua aqui na cidade. Comecei com o trailer ali na Reta onde fica a Rizzi, cerca de um ano e meio depois começaram a surgir outros, o Joffre do Sir Joe, o Leandro do Rebellados, o Fiore aquele do hambúrguer vermelhinho, a Dona Kombi com bebidas e o Danilo com o Petit Poulet. Na verdade todos esses surgiram juntos, e se juntaram no então Villa 85. Na verdade a ideia do ‘food park’ foi deles, me convidaram e nessa ocasião eu resolvi me juntar ao grupo e rapidamente o espaço ficou pequeno e nós decidimos sair de lá e montamos o Esquina Food Park”, conta Fabrício.
Um parque gastronômico com uma grande variedade de “food trucks” e trailers, além de lounges, sinuca, telão e que aos poucos está retomando a música ao vivo abrindo espaço para os músicos locais, além de feiras e encontros do Rede Brasilidade Solidária, com foco no turismo solidário e construção da sustentabilidade ambiental. O Esquina Food Park fica localizado na Rua Coronel Antônio Santiago, 80, em Agriões, aberto de quarta a domingo a partir das 19h. Instagram: @esquinafoodpark

Deck Food & Beer
O mais recente “Food Park” da cidade, inaugurado em dezembro de 2019, foi idealizado pelo Bondinho Carioca, que já frequentava as feiras de “food trucks” que aconteciam aos finais de semana em diversas cidades do Rio de Janeiro, inclusive em Teresópolis. Com um público fiel, o Bondinho acabou estacionando de vez por aqui e montando mais uma opção de parque gastronômico agregando vários sabores em um deck charmoso e acolhedor. “Agente participava de um food parque que tinha lá no Alto, nem existe mais. Tínhamos sido convidados por uma pessoa que estava engajada em buscar parceiros para a montagem do espaço. A gente gostava muito de Teresópolis, já fazíamos bastante eventos por aqui com o nosso ‘food truck’, o Bondinho Carioca, e aí a gente veio fazer um evento, viu o espaço e resolvemos fechar a parceria nesse food parque, mas infelizmente não deu certo e a pessoa até saiu da cidade”, conta Dani, fundadora do Deck. “Como a gente tinha público aqui em Teresópolis e queria continuar na cidade, resolvemos procurar um terreno e fazer um novo espaço e assim surgiu o Deck Food & Beer. Pegamos um estacionamento, começamos do zero e pensamos em ter uma operação de cada, dentro do espaço, hambúrguer, churrasco, cerveja, doce cada um com seu produto específico. O nome a gente criou na verdade porque a gente construiu um deck charmoso para ficar uma área gostosa”, finaliza.  O Deck fica na Rua Nova Friburgo, 34, e funciona todos os dias a partir das 18h Instagram: @decktere

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE