Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hugo Leal garante tempo adicional em exames da CNH para PCDs, pessoas com TDAH, dislexia e outros transtornos de aprendizagem

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 3.031/2022, relatado pelo deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), que garante tempo adicional nos exames para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a candidatos com deficiência auditiva, dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos de aprendizagem.

O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997) e foi aprovado na forma de um substitutivo apresentado pelo deputado. A versão ampliada da proposta original — que inicialmente se restringia à dislexia — passou a contemplar diversas condições que podem comprometer o desempenho dos candidatos em provas escritas.

“A aprovação deste projeto representa mais um passo rumo à inclusão real. Muitas vezes, discursos e materiais sobre acessibilidade não refletem a realidade vivida por milhões de brasileiros. É nosso dever garantir igualdade de oportunidades, inclusive nos processos de avaliação”, afirmou o parlamentar.

Reconhecido por sua atuação nas áreas de trânsito, transporte e mobilidade urbana, Hugo Leal é autor da Lei Seca — uma das legislações de maior impacto na segurança viária do país — que completa 17 anos em 2025.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se aprovado, será encaminhado ao Senado Federal.

Tags

Compartilhe:

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito em mão dupla novamente na rua do Hospital São José

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Festival Gastronômico “BBQ” e show com cover do Cazuza neste sábado

Domingo é dia de Cultura de Raiz e de Feira do Rolo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE