Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea realiza capacitação para prevenção e combate a incêndios florestais em Petrópolis

Mais de 40 voluntários recebem treinamento prático com técnicos 

Com o objetivo de prevenir e reduzir impactos de incêndios florestais durante o período de estiagem, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Instituto Estadual do Ambiente, realizou esta semana o curso de capacitação em Prevenção e Defesa Florestal. A ação tem como objetivo preparar a sociedade civil para atuar no apoio ao combate e prevenção de incêndios florestais, promovendo a proteção dos recursos naturais e o fortalecimento da consciência ambiental. A capacitação, organizada pela  Gerência de Guarda-Parques (Ggpar) e pela Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras), foi realizada em Petrópolis, e contou com a participação de mais 40 pessoas, entre os quais funcionários de condomínios, empresas e moradores da região.

– Estamos entrando no período de estiagem com todos os esforços empenhados para a prevenção aos incêndios florestais. Esta iniciativa mobiliza a sociedade civil e soma as demais ações que estão em andamento. Fortalecemos a equipe de guarda parques, com 145 novos integrantes que foram treinados para o combate a incêndio; temos hoje um efetivo de mais de 300 guarda parques preparados para atuar e infraestrutura para resposta. Iniciamos esta semana o programa Fumaça Zero, que tem foco na conscientização da população. Nosso objetivo é reduzir os incêndios florestais – assinala o secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. 

Os participantes do curso receberam orientações teóricas e práticas sobre como agir de forma segura e eficiente em situações de risco, tornando-se aliados importantes na preservação das áreas florestais da região.

No primeiro dia, os participantes receberam conteúdo teórico, com foco em primeiros socorros e combate a incêndios florestais. No segundo dia o grupo participou de aula prática, colocando em ação os conhecimentos adquiridos, por meio de situações simuladas e técnicas de combate a incêndios florestais.

– A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade e a valorização da participação comunitária na defesa do Meio Ambiente, ampliando a rede de prevenção e resposta a incêndios florestais em todo o território – destaca o chefe da Gerência de Guarda-Parques, Djalma Januzzi.

– Solicitamos este curso, pois a capacitação é uma oportunidade valiosa para formarmos agentes conscientes,  fortalecer a rede de proteção ambiental da nossa região e preparar cidadãos para agir com responsabilidade e segurança diante de situações de risco – frisa o chefe da Rebio Araras, Rômulo Troyack.

Edição 24/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

GCM: 22 motoristas autuados por transporte irregular de passageiros em Teresópolis

Unidade Cardiointensiva do HCTCO recebe o selo “UTI Eficiente”

Festival Gastronômico “BBQ” e show com banda cover do Bon Jovi neste sábado

Prefeitura confirma sexta edição do ‘Domingão Zera Fila’

A uma semana do fim do prazo, um terço dos brasileiros não declarou IR

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE