Nina Benedito
Idealizado pela empresária Karla Dantas, o projeto “Levanta Mulheres” reúne empreendedoras com o objetivo de fomentar não só os negócios, mas as relações pessoais de quem empreende seja com produtos ou serviços através de ações organizadas e feiras de coletivo de marcas, forte tendência no mercado atual. Em entrevista à Diário TV, no Programa da Nina, a empresária Karla Dantas, idealizadora do programa, contou um pouco da trajetória dessas mulheres que se uniram e vêm se destacando no mundo empresarial. “Eu tenho uma marca de acessórios e, desde que essa marca surgiu, sempre tive a iniciativa de promover outras mulheres, frequentando espaços de outras mulheres, sempre fazendo eventos em lojas e espaços de beleza. Em 2019 eu senti uma necessidade de formalizar e de juntar outras mulheres a esse movimento que eu já fazia para unir forças. Tudo isso, visando levar um evento diferenciado para as pessoas, mas focado no público feminino, e aí foi lançado o projeto ‘Levanta Mulheres”, quando a Vila Saint Gallen abriu as portas pra gente”, conta Karla.
Sobre as edições
“Em 2019 fizemos duas edições, em 2020 fizemos uma edição antes do mundo parar devido a pandemia, ainda assim fizemos duas edições online, e no final de 2021 voltamos para a edição presencial”, conta. No ano de 2022, com a pós-pandemia, cresceu a necessidade dos eventos presenciais em todas as esferas, e sendo assim, o “Levanta Mulheres” realizou 13 eventos. Segundo a idealizadora, já contabilizam 26 eventos no total desde o lançamento do movimento. “Esse ano a gente já está com sete eventos realizados e com uma agenda até o final do ano com muitos outros”, destacou Karla, bastante animada.
Coletivo de marcas
O coletivo de marcas já é uma realidade nas grandes cidades, são feiras com diversos produtos e durante o evento acontecem apresentações musicais, gastronomia, decoração e muito network. E o projeto “Levanta Mulheres” teve o seu começo com um evento desse tipo. “São eventos que as mulheres gostam de ir, além de ver produtos bacanas, escutar uma música, tomar um chope em um espaço decorado. O evento é itinerante, e com isso, o coletivo de marcas é a ação que tem mais visibilidade. Em Teresópolis a gente tá começando a formar essa cultura, hoje nós somos o maior coletivo de marcas da região, já são 30 marcas expositoras”, explica.
O que encontrar nos eventos
Segundo Karla, os eventos são bem variados com moda feminina, masculina, infantil, acessórios, decoração, papelaria, artesanato, reuso que está muito em voga e muito mais. “A gente tem a nossa DJ, a Duda Lobo, uma menina nova, um encanto de pessoa, ela é a nossa mascote, está sempre presente em todos os coletivos. É um espaço agradável, marcas selecionadas, produtos de qualidade, acaba virando um programa, vai com as amigas para conversar, ver alguma coisa, um movimento de muito networking”.
A importância do Network
“Eu sou uma grande entusiasta do networking, eu acho que conhecer pessoas e fazer indicações, essas conexões fazem toda a diferença. O futuro é coletivo e colaborativo. É muito gratificante, eu como organizadora, de muitos relatos que chegam de mulheres me agradecendo a oportunidade porque conheceu alguém que supriu uma necessidade, muitos negócios acontecem. Eu incentivo muito a gente estar juntas, porque conhecimento, nunca é demais, porque é uma comunidade, a gente está participando de outros movimentos para mulheres , porque eu acho que a mulher não tem que se ver como concorrente, e isso foi incutido na gente , então a gente participa de outras ações”, enfatiza.
Mais sobre o projeto
Hoje o projeto conta com seis ações distintas: “Coletivo de Marcas”, que são as feiras e tem maior visibilidade. O “Talks” que é uma ação de conteúdo com palestras, rodas de conversa e troca de informações. O “Apoio”, que como o próprio nome já diz, é o apoio que o projeto faz para eventos de outras mulheres, como é o caso do “Bazar Pipa” que acontece todo final de ano, além do “Fashion Week” do Higino. O “Together”, quando o projeto é convidado para outros movimentos de mulheres. O “Experience”, que são experiências exclusivas para empreendedoras, o último aconteceu no Hotel Embaúba onde as mulheres tiveram um dia inteiro de atividades especialmente para elas, e o “Guest” que é uma ação nova do projeto, um evento menor com exposição de produtos a convite de marcas.
Como participar
“Para participar do projeto é só chegar! Não é uma associação, não é um clube, não tem taxa, o projeto não monetiza, quando tem um evento, as despesas são rateadas pelo grupo, então é só chegar, é só ter um movimento, é só ter a intenção de participar. Tem muitas empreendedoras que participam sem estar atuando diretamente, mas elas vão para conhecer pessoas , já fazem parte do grupo. Basta ter alguma coisa para agregar, seja produtos ou serviços, é um movimento para o empreendedorismo feminino de apoio e incentivo. É o ‘vamos juntas’ de forma genuína, é aquele interesse, interessado e não interesseiro, porque tudo que move a gente é pelo interesse, é um grupo que busca um apoio genuíno”, explica Karla.
Especial Dia das Mães
O próximo evento será especial para o Dia das Mães, será realizado no dia 06 de maio no Hotel Willisau no Alto, das 14h às 20h. Serão 25 expositoras com produtos e serviços variados, evento decorado com espaço instagramável, a DJ Duda Lobo, degustações e muito mais. Entrada gratuita. “As pessoas que frequentam os coletivos normalmente sempre que vão, já querem saber quando será o próximo, porque realmente é um evento muito bacana, agradável, um grupo de mulheres muito leal, e a nossa base é essa, quando uma cresce, todas crescem juntas”, finaliza. Realização: Projeto Levanta Mulheres e Hotel Willisau.
Marcas expositoras: Tarsila Acessórios, Lever One, Marcia Milanez Atelier, Milian Cosmétic, Thaiane Cardoso Mary Kay, Stylo Ótica, Carolita, CT Carol Thuller, Anne Claire, Brisa Cosméticos, Sweet&Bread, Anantra, Dani Class, Lola Bordou, Escolhas da Kátia, La Bodega, Carla Stael, Amour Import, Arte das Marias, Ateliê Sandra Talbot e Daloba Store. Participações: Bruna Nacif Decora, DJ Duda Lobo, Dudagência, Flor de Lis Estética e Ju Marques Esmalteria. Apoio: Arosa Serra, Ideia Fixa Decor, Polo Gastronômico de Teresópolis e O Diário de Teresópolis.
A entrevista completa você acompanha na programação da Diário TV e no canal do YouTube Diário TV Teresópolis. Siga o projeto no Instagram @projetolevantamulheres