Luiz Bandeira
Ao final de 2024, as forças de segurança que atuam em Teresópolis realizaram um levantamento detalhado das ações contra o crime realizadas de janeiro a dezembro no município. Os índices apontam um aumento na efetividade das operações relacionadas ao tráfico de drogas, problema recorrente nos últimos anos e presente em algumas das principais comunidades da cidade. De acordo com os dados do setor estatístico do 7º CPA/30º BPM, o combate às diversas modalidades criminais resultou em: 18.646 abordagens realizadas; 653 pessoas presas; 68 menores apreendidos; 148 mandados de prisão cumpridos. Além disso, mais de 400 quilos de drogas foram apreendidos, causando um impacto significativo nas finanças do tráfico de drogas: 199 quilos de cocaína, 174 quilos de maconha, 31 quilos de crack, além de 11 litros de “cheirinho da loló”. Foram também retiradas 73 armas de fogo e 14 simulacros das mãos de criminosos, reduzindo as ameaças à sociedade. Cerca de 600 veículos foram apreendidos e outros 61 recuperados, frutos de furtos ou roubos. 36 máquinas caça-níqueis foram apreendidas.
As muitas apreensões de drogas realizadas pela PM causa um importante impacto financeiro no tráfico que atua na cidade
Embora o tráfico de drogas e os crimes associados a ele exijam grande esforço da corporação, os atentados contra a integridade física, como homicídios, tentativas de homicídio, feminicídios e violência sexual, inclusive contra menores, também receberam atenção redobrada dos policiais militares do 30º Batalhão. Em novembro passado, a Polícia Militar foi acionada para verificar o relato de disparos de arma de fogo no bairro Santa Cecília. Após um trabalho conjunto de investigação, foram identificados vítima e autor, assim como a relação de ambos com o tráfico de drogas que atua no bairro.
“Todas essas mortes que ocorreram esse ano tiveram ou ligação direta com o tráfico de drogas ou foram crimes passionais. A maioria das mortes teve relação com o tráfico. Nesse caso, a própria vítima já possuía uma tornozeleira eletrônica e tinha várias passagens. O maior suspeito desse homicídio também possui passagem e, inclusive, veiculou nas redes sociais um vídeo dele torturando usuários”, relatou um oficial.
Violência contra a mulher
A rede de proteção à mulher em Teresópolis é ampla, englobando diversos serviços que buscam garantir a segurança, a saúde e os direitos das mulheres em situação de violência. Apesar dos avanços, a efetividade dessa rede depende de uma colaboração contínua entre os setores do poder público e da sociedade civil.
É fundamental que as mulheres conheçam seus direitos e saibam como acessar esses serviços para viver sem violência e com dignidade. Como destaca a policial militar Sargento Giselle, membro da “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, destacamento que assiste mulheres vítimas de violência: “A gente se coloca sempre à disposição para que, antes mesmo dessa mulher realizar um boletim de ocorrência, ela possa procurar a Patrulha Maria da Penha. Às vezes, a mulher vítima de violência tem muitas dúvidas, e nós podemos orientar e conduzi-la até a delegacia para que ela se sinta amparada”. A informação e o acesso são as chaves para que as mulheres possam romper o ciclo da violência e encontrar suporte adequado.
Crimes contra o patrimônio
Roubos, furtos, assaltos e arrombamentos foram prontamente combatidos por meio de um trabalho investigativo intenso, que resultou em diversas prisões. Um caso emblemático foi a captura de um homem flagrado por câmeras de segurança cometendo furtos em residências, inclusive à luz do dia, em diferentes bairros da cidade. A Polícia Militar, por meio do serviço reservado (P2) e em parceria com os investigadores da 110ª DP, reuniu provas no inquérito e garantiu a prisão do suspeito, que agora cumpre pena no sistema prisional.
Roubos, furtos, assaltos e arrombamentos foram prontamente combatidos por meio de um trabalho investigativo intenso, que resultou em diversas prisões
Duas trocas de Comando em 2024
O ano de 2024 foi marcado por duas trocas de comando no 30º Batalhão de Polícia Militar. No início do ano, o Tenente-Coronel Alex Marchito Soliva, que comandava a corporação desde setembro de 2021, foi transferido para o 26º Batalhão de Polícia Militar, em Petrópolis. Em seu lugar, assumiu o Tenente-Coronel PM André de Holanda Cavalcante, que estava à frente do 11º BPM, em Nova Friburgo. Entretanto, em maio, ocorreu uma nova mudança: o Tenente-Coronel Holanda foi transferido para o 7º Comando de Policiamento de Área (PMERJ), assumindo funções operacionais nas unidades locais. Em seu lugar, o Tenente-Coronel PM José Roberto Valle Ferreira foi efetivado como o novo comandante do 30º BPM.
Em sua declaração, o Comandante Ferreira destacou: “Nosso foco é dar continuidade ao trabalho diligente realizado anteriormente e manter os indicadores positivos. Meu objetivo é integrar a Polícia Militar com todos os órgãos da sociedade, abrindo as portas da PM para a população. Vamos unir forças para oferecer um serviço cada vez melhor à comunidade”.
As mais de 18 mil abordagens da Polícia Militar em 2024 resultaram em uma maior sensação de segurança em todo o município, mas também demonstram o quanto é fundamental a presença dos militares do 30º Batalhão combatendo diariamente os criminosos para garantir que a lei e a ordem sejam mantidas em Teresópolis.