Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MPF/RJ denuncia funcionário público por furto de combustível

O crime de peculato tem pena prevista de 2 a 12 anos de reclusão e multa

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro (RJ) denunciou um agente da Polícia Federal por peculato pelo furto de combustível no valor de  R$ 4.195,24. O crime tem pena prevista de 2 a 12 anos de reclusão e multa. A ação de responsabilidade pela prática de atos de improbidade administrativa foi proposta, no âmbito cível, após o agente ser considerado culpado em processo disciplinar, implicando na sua demissão.

O agente, sem autorização da chefia, ficou em posse de uma viatura por cerca de 18 dias, período entre 09/05/2013 a 20/08/2013, tendo percorrido 17.659 quilômetros e realizado 32 abastecimentos de combustível, em um montante de 1,736,82 litros de óleo diesel, num total R$ 4.195,24. O MPF entendeu que a conduta do agente no que diz respeito o peculato do veículo não configura crime, pois não houve intenção de incorporar o bem público em patrimônio próprio ou de outrem, porém o mesmo não se aplica ao consumo de combustível.

O princípio da insignificância não se aplica nessa questão, por se tratar de um crime contra Administração Pública, e em tais casos, mais do que resguardar o aspecto patrimonial, a norma penal busca defender a moral administrativa que não pode ser mensurada monetariamente. 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE