Maria Eduarda Maia
Nos próximos dias, o Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão, será palco de um grande evento esportivo: o Festival Teresopolitano de Vôlei. O projeto, que já está em sua terceira edição, incentiva a prática deste esporte, também promovendo o entretenimento para a cidade e todos aqueles que virão o município para participar do evento. Até o momento, o festival contará com 26 equipes de várias cidades além de Teresópolis, como Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Magé e Miguel Pereira. O evento já começa neste final de semana, nos dias 12 e 13 de julho, com as categorias Sub-15 e 17 feminino participando no sábado e as mesmas categorias, só que no masculino, do domingo. Já os jogos da categoria Sub-21 feminino serão realizados no dia 30 de agosto e o masculino da categoria no dia 31 do mesmo mês. A novidade desse ano é que o festival irá contemplar os adultos, nos dias 27 e 28 de setembro, que terá inscrições em breve. “Temos pouquíssimas vagas abertas ainda para o Sub-21 feminino. Esse ano foi um recorde de rapidez. As inscrições estão acabando muito rápido”, pontuou uma das organizadoras do evento, Cecília Melo.
De acordo com outro organizador do Festival Teresopolitano de Vôlei, Fernando Salles, o projeto nasceu em 2023 a partir de uma necessidade que ele e os seus colegas viram na cidade de realizar uma competição do esporte no calendário da cidade. “Assim, poderíamos proporcionar experiências para os atletas mais jovens, já que os mais adultos conseguiam jogar em outros lugares. A base acabou que não tinha espaço para jogar. Dessa forma, nós da comissão nos juntamos para organizar o festival, que na época teve seis equipes em cada categoria: no Sub-17 feminino e masculino, Sub-20 feminino e Sub-21 masculino”, contou Fernando. Na comissão também estão os organizadores Juliana Mattos, Sérgio Vasconcellos, Daniel Castro, Danielle Branco, Diana Azara e Marcos Satoh.

Grande expectativa
Por ter atraído inúmeros participantes ao longo dos anos, tendo grande proporção, o organizador Fernando projeta grandes expectativas para a edição deste ano do festival de voleibol. “Essa terceira edição é muito maior do que as anteriores, sendo que tivemos que criar outras estratégias, como realizar o evento em mais dias. Os outros dois festivais aconteceram em dois dias, este acontecerá em seis”, declarou, dizendo que tal medida foi necessária para comportar a quantidade de atletas que participarão desta vez, tendo um total de até 532 atletas.
Importância
Podendo ser considerado o maior evento de vôlei da cidade, o Festival Teresopolitano de Vôlei é uma importante ocasião para os jovens atletas participantes. “A gente acha que é uma grande oportunidade não só para eles conseguirem jogar entre eles, mas também para equipes de fora de Teresópolis. A gente espera que, quem sabe, saiam daqui futuros atletas profissionais do voleibol. O nosso desejo é criar esse lugar para que eles possam pelo menos sonhar e quem sabe ter a oportunidade de construir esse sonho”, frisou Fernando Salles.

Causa social
Além da prática esportiva, esta edição do festival terá também uma importante função social, ajudando as instituições de caridade da cidade de Teresópolis com um ponto de coleta de alimentos não perecíveis que serão doados. A instituição que será beneficiada nestes jogos de julho será o Lar Tia Anastácia. Entre os alimentos que serão doados estão feijão preto, suco, sardinha em lata, milho e ervilha em conserva e leite, além de materiais de limpeza.
Experiências únicas
Para a jovem Helena Landim, que participará desta terceira edição do Festival Teresopolitano de Vôlei nas categorias Sub-17 e 21, estar no evento é uma experiência única e divertida. “Ano passado foi muito legal, inclusive meu time ganhou e fui a melhor da competição. Esse ano, eu tenho muita expectativa porque o time evoluiu e eu também. É uma experiência muito legal receber atletas de fora da cidade porque também criamos um convívio com eles, algo muito importante para nós como pessoas”, declarou a atleta, dizendo que depois de assistir a primeira edição do festival, treinou e se preparou para participar em 2024. “Ano passado foi incrível. Foi uma experiência muito legal e eu até me emocionei quando ganhei o destaque”, ressaltou.

Mais informações
Para participar ou obter mais informações, basta acessar o Instagram do evento: @festivalteresopolitanodevolei. A terceira edição do Festival Teresopolitano de Vôlei é organizada por uma comissão da sociedade civil, composta por professores de Educação Física e amantes do voleibol e conta com o apoio de diversos comerciantes locais, além da secretaria de Esportes, que disponibilizou o espaço para a realização do evento.


