Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Civil realiza a formatura de mais 770 inspetores

Cerimônia marca mais uma etapa de valorização da corporação, que já formou mais de 1.600 agentes em dois anos

O governador Cláudio Castro participou, nesta terça-feira (26), da formatura de 770 novos inspetores da Polícia Civil, que passam a integrar o efetivo após concluírem o curso de formação da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). A solenidade foi realizada no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. “Hoje celebramos não apenas a formatura desses novos inspetores, mas também um novo tempo para a Polícia Civil. Estamos vivenciando uma fase de investimentos, valorização e fortalecimento da nossa corporação. Esses profissionais chegam para reforçar o combate à criminalidade e para mostrar que o Estado está ao lado da população fluminense”, afirmou Castro.

Entre 2023 e 2024, a Acadepol já formou mais de 1.600 policiais civis em diferentes cargos. Este ano, estão abertas 788 novas vagas para cursos de formação, com início previsto em setembro. O governador já anunciou recentemente que será realizado um novo concurso público, com 414 vagas para delegado, perito criminal, perito legista e piloto policial.

O secretário de Segurança Pública, delegado Victor dos Santos, destacou o papel da instituição e deixou uma mensagem para os formandos. “Esses formandos agora se transformam em uma única Polícia Civil. Essa instituição é maior do que cada um de nós e precisa ser defendida todos os dias. Honrem essa farda e estejam sempre prontos a servir e proteger quem mais precisa”, ressaltou.

Já o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, reforçou a mudança vivida pela corporação. “Estamos vivendo uma nova fase, como disse o governador. Um período de valorização e investimentos concretos em tecnologia, equipamentos e melhores condições de trabalho. Esse é o caminho para fortalecer a Polícia Civil e oferecer um serviço cada vez mais eficiente à população”, disse Curi.

Coragem e memória
A cerimônia também dedicou um momento especial à memória dos policiais civis João Pedro Marquini Santana e José Antônio Lourenço Junior, mortos em ações violentas. Familiares foram convidados ao palco e receberam a homenagem em nome da corporação pelo reconhecimento à coragem e ao legado de ambos.

Histórias que inspiram a nova geração
A formatura também é marcada por histórias pessoais. João Pedro de Matos, 26 anos, formado em Direito, realizou o sonho de seguir os passos do pai policial. “É uma oportunidade única e quero prestar um serviço de excelência para o cidadão fluminense”, contou.

Larissa Machado de Souza, 37 anos, pedagoga, encontrou na Polícia Civil uma vocação: “Se cada um fizer a sua parte, com ética e responsabilidade, já fará a diferença”. Para Jefferson Henrique Duvali, 35 anos, formado em Logística e ex-militar, o dia simboliza superação. “Minha trajetória de estudo e dedicação me trouxe até aqui. Pretendo fazer a diferença atendendo o público e trazendo mais segurança à sociedade”, concluiu.

Compartilhe:

Edição 26/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores da Granja Florestal denunciam problemas gerados por local para descarte de entulhos

Secretário de Saúde fala sobre imóvel desapropriado na Várzea

Teresópolis Shopping recebe sessão especial de cinema para artesãs

Polícia Civil prende homem envolvido em roubos de veículos em Guapimirim

Polícia Militar apreende simulacro de fuzil em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE