Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Teresópolis se posiciona sobre lixões clandestinos no interior

Promessa de criação de local para receber sobras da produção agrícola e mais fiscalização contra criminosos

Promessa de criação de local para receber sobras da produção agrícola e mais fiscalização contra criminosos

Na edição da última quarta-feira, O DIÁRIO voltou a denunciar um problema que fica cada mais comum em localidades do Segundo e Terceiro Distritos de Teresópolis, a criação de lixões clandestinos em regiões que deveriam seguir justamente no sentido contrário e trabalhar para que solo e água, fundamentais para o desenvolvimento das ricas plantações de legumes, verduras e folhosas. Um dos pontos mostrados na reportagem fica em uma estrada entre Bonsucesso e Vieira, acessada pela localidade de Estrelinha e com saída nas proximidades de um famoso hotel, que continua sendo utilizado para o descarte irregular e criminoso de lixo de todo o tipo de resíduo. Nesta quinta-feira, provocada pelo DIÁRIO, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura se posicionou sobre o preocupante tema. Na ocasião, cobramos ações das três secretarias responsáveis pela escalada desse ato criminoso. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que realiza operações periódicas de fiscalização e que duas multas foram aplicadas recentemente. A ação será intensificada para flagrar e multar os autores desse descarte irregular”, prometeu a PMT, informando ainda que “a Secretaria Municipal de Agricultura adianta que encontra-se em fase de estudo a possibilidade de futura implantação do programa municipal de reaproveitamento de descartes e sobras da produção agrícola”. Também no documento, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos alegou que atua no recolhimento do lixo domiciliar, na cidade e interior.
Importante frisar que, além do prejuízo ambiental e consequentemente para a qualidade de vida de quem mora nesses locais, tais lixões clandestinos podem prejudicar outro importante segmento, o turismo. As localidades da zona rural têm sido cada vez mais procuradas pelos visitantes, interessados na diferente cultura e pontos de beleza cênica incomparável – justamente tendo como exemplo as imponentes Torres de Bonsucesso. Porém, se no lugar de admirar belezas e viver experiências o visitante se deparar com problemas comuns nas grandes cidades, porquê terá vontade de voltar?

Como denunciar os criminosos
Para reclamar a situação ao poder público não é necessário informar seus dados. Basta ligar para a Secretaria Municipal de Ambiente (2742-7763), Secretaria de Posturas (2742-8445) ou Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 282 5074. Também segundo a Prefeitura, para quem joga lixo nesses terrenos ou em via pública a multa equivale a R$ 1.000,00 e pode dobrar em caso de reincidência e a fiscalização é feita pela a equipe do Controle Urbano. Além disso, os donos dos terrenos também são responsáveis pela preservação do seu patrimônio e são obrigados a cercar e murar, ficando sujeito às penalidades da lei, que no caso são 500 UFIR.

Marcello Medeiros

Um dos pontos mostrados na reportagem fica em uma estrada entre Bonsucesso e Vieira, acessada pela localidade de Estrelinha e com saída nas proximidades de um famoso hotel

“A ação será intensificada para flagrar e multar os autores desse descarte irregular”, prometeu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que diz ter efetuado multas recentemente

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cultura de Raiz: artistas populares homenageiam as mães e os povos ciganos

Corpo de Bombeiros resgata trilheiros na Trilha do Escalavrado na Serra dos Órgãos

Expositores e visitantes têm boas oportunidades de negócios na Feira do Rolo

Professor da Unifeso e equipe da Faeterj estarão no Mundial de Robótica

Parque Nacional sediará mais uma Abertura da Temporada de Montanhismo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE