A Polícia Rodoviária Federal realizou nesta quarta-feira, 11, uma grande fiscalização visando a segurança viária com o foco em motocicletas. As ações têm por objetivo conscientizar a população sobre direção defensiva e equipamentos de segurança, a fim de evitar acidentes e mortes nas rodovias. Os policiais atuaram nas BR-116 e BR- 465, nos municípios de Nova Iguaçu e Seropédica, e já há previsão de novas ações em outras localidades na área de cobertura da corporação. Ao todo, 105 veículos foram abordados, sendo 96 motocicletas. Além de verificar as condições gerais dos veículos e os itens de segurança, os agentes também conferiram a documentação das motocicletas e condutores.
Durante a operação, 212 autos de infração foram extraídos, sendo removidas 14 motocicletas e 17 CRLVs recolhidos eletronicamente para regularização. Merece destaque o fato de 19 pessoas, ou seja, quase 20% dos abordados, terem sido flagradas sem o capacete, item de extrema importância para a segurança. Outra infração impactante, representando também 20% dos abordados, foi a quantidade de motoristas sem habilitação na categoria A, modalidade que permite a condução de motocicletas.
ARMA – Na noite de quarta-feira, dia 11, a PRF apreendeu uma arma de fogo, revólver calibre 38, e mais seis munições intactas do mesmo calibre. A ação aconteceu na BR-040 em Duque de Caxias e dois indivíduos foram presos. Durante patrulhamento na BR-040 em Duque de Caxias, a PRF observou duas motocicletas com quatro indivíduos em atitude suspeita. Foi pedido para que desembarcassem e foi quando uma das motocicletas se evadiu do local, permanecendo uma das motocicletas, sendo a abordagem direcionada para o veículo. Foi quando o indivíduo que estava de carona apontou uma arma de fogo para os policiais e tentaram se evadir do local, apesar da ordem de prisão. Com a arma em punho a equipe necessitou realizar disparos para que o indivíduo largasse a arma, o garupa ainda tentou correr, mas caiu ferido mais à frente. De imediato a equipe realizou procedimentos de primeiros socorros e encaminhou o individuo com vida e responsivo ao hospital de Saracuruna. O nacional que pilotava a motocicleta foi encaminhado para a Polícia Civil