Durante fiscalização no km 45 da BR-040, na manhã desta terça-feira (2), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um veículo transportando ilegalmente 260 aves silvestres e apreendeu aproximadamente 1 kg de substância análoga à maconha. Três pessoas foram detidas na ação.
O veículo foi abordado por volta das 6h, e o condutor inicialmente resistiu a sair do automóvel. Após contornar o impasse, os policiais realizaram a revista e encontraram as aves no porta-malas, acondicionadas de forma precária, sem ventilação, água ou alimento. Questionados, os ocupantes informaram que levavam os animais de Montes Claros (MG) até o bairro da Penha, no Rio de Janeiro, para entrega a uma pessoa não identificada.
Na mochila da passageira, os agentes localizaram um tablete de maconha, que a mulher confirmou ser destinado ao consumo dos ocupantes do veículo.
A ocorrência foi registrada na 108ª Delegacia de Polícia Civil de Três Rios, e as aves foram encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Itaipava, para receber os cuidados necessários.
