Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis forma a primeira turma do Programa de Educação Ambiental

Iniciativa já tem nova escola no cronograma e deve alcançar toda a rede municipal de ensino

Luiz Bandeira

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (10), a formatura da primeira turma do Programa de Educação Ambiental (PREAM). O evento foi realizado no Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM), mesma unidade que sediou a aula inaugural do projeto em 5 de maio. Com o objetivo de formar “guardiões mirins da natureza”, o PREAM será expandido para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino — incluindo unidades da zona rural — com aulas teóricas e práticas que abordam não só questões ecológicas, mas também civismo e responsabilidade social.
Durante a cerimônia, o prefeito Leonardo Vasconcelos destacou o caráter contínuo da iniciativa. “Essa é a primeira de muitas turmas. Daqui seguimos para Bonsucesso, numa parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental da Polícia Militar. Hoje celebramos a formatura de 253 alunos. Queremos levar esse conhecimento para todas as escolas da rede”, afirmou.
Teresópolis, conhecida por suas áreas de preservação e parques naturais, vê na educação ambiental um caminho essencial para a sustentabilidade local. “O nosso papel com o programa Teresópolis Sustentável é valorizar nossa Mata Atlântica e fazer com que cada aluno entenda sua responsabilidade na preservação. Viver bem, desenvolver o ecoturismo e conviver com a natureza de forma equilibrada é o que buscamos”, completou o prefeito.
A secretária de Educação, professora Carla Rabello, reforçou a importância da temática no currículo escolar. “Vivemos um momento global de preocupação com o clima, com a fauna e a flora. Teresópolis, com seus três parques e natureza privilegiada, precisa inserir esses conteúdos desde cedo na vida dos alunos. Eles fazem parte do ecossistema e precisam entender isso para agir como agentes transformadores”, pontuou.

“Hoje celebramos a formatura de 253 alunos. Queremos levar esse conhecimento para todas as escolas da rede”, afirmou o prefeito Leonardo Vasconcelos

Projeto vai para o interior
Segundo a secretária, a próxima unidade a receber o programa será a Escola Mariana Leite, em Bonsucesso, onde seis turmas do 6º ano serão contempladas. “Nosso cronograma é dinâmico. A ideia é transformar o PREAM em uma política pública permanente para a cidade”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, coronel Leonardo Maia, também participou da formatura e celebrou a consolidação do projeto. “Estamos diante de uma grande parceria com a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Ambiental. O PREAM é parte do Teresópolis Sustentável e tem nos colocado como referência estadual em educação ambiental. Meio ambiente se aprende na prática e em sala de aula”, destacou Maia.

O PREAM é parte do Teresópolis Sustentável e tem nos colocado como referência estadual em educação ambiental. Meio ambiente se aprende na prática e em sala de aula”, destacou Leonardo Maia, secretário de meio ambiente

Futuro do planeta
Quem participou das aulas, como a aluna Isadora Gimenes Paula, do 6º ano do CEROM, confirma o impacto positivo do programa. “As aulas foram fáceis e divertidas. Aprendi que não se deve jogar lixo no mar nem na rua, e que maltratar os animais é errado, porque eles também fazem parte da natureza. Agora respeito muito mais tudo isso”, contou.
As atividades do PREAM são ministradas por agentes da 5ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), subordinada ao Comando de Polícia Ambiental (CPAm), que adaptam o conteúdo de forma lúdica e pedagógica para os estudantes da rede pública. Com um modelo inovador de educação ambiental, Teresópolis se posiciona como exemplo de município comprometido com o futuro sustentável, envolvendo seus jovens desde cedo na missão de proteger o meio ambiente.

“As aulas foram fáceis e divertidas. Aprendi que não se deve jogar lixo no mar nem na rua, e que maltratar os animais é errado, porque eles também fazem parte da natureza. Agora respeito muito mais tudo isso”, Isadora Gimenes, aluna do CEROM

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE