Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis lança ferramenta digital para divulgar seus pontos turísticos

Além de serviço por aplicativo, visitantes podem acessar mais informações através de QR Code

A partir de agora, turistas e moradores de Teresópolis contam com uma ferramenta de alta tecnologia para acessar, via smartphone, informações sobre os pontos turísticos do município. É o aplicativo Smart Tour, lançado nesta segunda-feira, 27, pelo Prefeito Vinicius Claussen e o secretário municipal de Turismo, Mauricio Weichert. Os serviços foram adquiridos pela Gestão Municipal, por meio de licitação, da startup Smart Tour Brasil, voltada para a gestão pública do Turismo e que atua com a criação de soluções inovadoras com foco na implantação de Destinos Inteligentes. “A plataforma, além de tornar a experiência de moradores e turistas mais interativa e divertida, também disponibiliza a geração de dados precisos em tempo real para a gestão pública de Turismo, auxiliando em tomadas de decisão rápidas e assertivas. E isso acontece através de uma empresa conceituada por sua atuação inovadora na área e premiada pelo Ministério do Turismo. São os nossos atrativos turísticos disponíveis na palm a da mão”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.
O Smart Tour funciona da seguinte forma: é possível baixar gratuitamente o aplicativo através da Play Store (Android) ou APP Store (IOS). Após o download e instalação, basta habilitar o bluetooth em até 70 metros de determinado atrativo e pequenos dispositivos de localização indoor passam as informações e sugestões diretamente na tela do smartphone do usuário, sem necessidade de buscas na internet ou qualquer tipo de pesquisa, tudo em tempo real.
Há a possibilidade também de fazer a leitura do QR Code nas placas de sinalização instaladas em 20 pontos turísticos do município, sem necessidade de uso do aplicativo, utilizando apenas a câmera do celular. São eles: Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura; Casa da Memória Arthur Dalmasso; Feirarte – a popular Feirinha de Teresópolis; Horto Municipal; Praça Senta a Pua/Soberbo; Praça Nilo Peçanha/Alto; Praça Baltasar da Silveira/Várzea; Fonte Judite; Igreja Matriz de Santo Antonio do Paquequer ; Mirante das Lendas; Lago Comary; Mirante da Colina; Parque Nacional da Serra dos Órgãos; Pedra do Elefante; Parque Estadual dos Três Picos – Sede Vale da Revolta e Sede Jacarandá; Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis – sede Pedra da Tartaruga e Sede Santa Rita; Vale dos Frades e Mirante do Alto de Vieira.

Pesquisa
Além de interagir com quem visita os atrativos de Teresópolis, o sistema dá acesso a uma pesquisa de satisfação que pode ser usada para identificar o perfil do turista que visita a cidade. “Com essas informações, e respeitando a lei sobre dados, a Gestão Municipal pode planejar suas ações com mais assertividade e implantar políticas públicas mais eficientes para o segmento do Turismo. Nosso intuito é que este turista fique conosco mais tempo e visite mais atrativos, fazendo dinheiro novo circular na cidade”, frisou Maurício Weichert.
Por meio das Rotas Inteligentes, a Smart Tour busca contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de experiências turísticas positivas, além de trazer um avanço tecnológico inovador e de ponta para o município, com o intuito de maximizar os pontos fortes e gerar mais benefícios no Turismo de Teresópolis. “A Smart Tour vai contribuir para Teresópolis se tornar um município mais digital e inclusivo para seus moradores e também para se consolidar como um de stino turístico mais inteligente e eficiente para seus visitantes”, completou Vinicius Oberg, secretário de Ciência e Tecnologia.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 14/05/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis

Cedae vai paralisar o sistema principal nesta terça-feira em Teresópolis