Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: Rio Paquequer livre do esgoto até 2033

Secretário de Meio Ambiente explica sobre a concessão dos serviços de água e esgoto

Wanderley Peres

Em entrevista na Diário TV essa semana, o prefeito Vinícius Claussen disse que, em breve, o teresopolitano terá orgulho do Paquequer novamente, como era tempos atrás, quando o rio deixará de ser o esgoto da cidade. A expectativa do secretário municipal de Meio Ambiente não é diferente. Entrevistado pelo repórter Luiz Bandeira em frente à Cascata do Imbuí, na manhã desta quinta-feira, 6, Flávio afirmou que o rio vai se livrar do esgoto a partir da coleta e o tratamento do esgoto, item que faz parte do pacote da concessão da água em Teresópolis. Flávio adiantou a O DIÁRIO que na próxima semana será reaberta a consulta pública, na internet, pelo prazo de 30 dias, sendo depois lançado o edital para a escolha da empresa que prestará o serviço de distribuição de água tratada, que terá de oferecer proposta de preço 10% inferior ao cobrado pela Cedae, e de coleta do esgoto, que só será cobrada a conta pelo serviço depois dele iniciado.

Esgoto é a pauta

“Dentre várias outras, a despoluição é a pauta. Desde o início da ação do Ministério Público, contra o município e a Cedae, a questão é a do esgoto jogado no rio Paquequer. A Cedae foi condenada a uma multa e o município a providenciar a licitação para a coleta e tratamento do esgoto”.

Audiências públicas

“Com as audiências públicas realizadas e a consulta pública na internet, recebemos diversas contribuições, de especialistas e da população, e optamos por montar um termo de referência que se transformou em edital e será a base do contrato. Esse termo define os prazos, os tratamentos, e vamos ter um processo benéfico”.

Preço e prazo

“A empresa que ganhar a licitação terá de oferecer proposta com a tarifa da água 10% mais barata que a atual cobrança feita pela Cedae. Temos cinco anos para elevar de 60% a 90% a quantidade de residências atendidas por água tratada e potável, e 10 anos para a universalizar o esgoto, também atendendo ao mínimo de 90% da população. Ao longo desses 10 anos, serão realizadas as obras para a coleta, transporte e tratamento do esgoto, entre estes serviços a rede separadora, que transportará o esgoto em separado das galerias de água de chuva”.

Flávio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente

As estações

“No centro da cidade, teremos uma grande estação, atendendo a bacia do rio Meudon e atendendo também o Alto, Araras e demais bairros nesta direção. Nos outros bairros, serão estações menores, para até 30 mil pessoas. São estações modulares, que podem aumentar de tamanho, conforme o crescimento da população”.

Biossistemas

“Para as comunidades rurais, onde as aglomerações não ultrapassam a 300 casas, estas serão atendidas com biodigestores, biossistemas, que produzirão gás para atender os espaços públicos ou mesmo residências locais.

Fossa e filtro

“Hoje, é exigido pela prefeitura a instalação de fossa e o filtro na construção de residências e, nos prédios acima de 20 unidades, a legislação exige estação de tratamento de esgoto. Existe um tratamento do esgoto, mas ele não é público, é privado, tanto nas casas que têm fossa e filtro quanto nos edifícios e condomínios que tem ETE.
A partir do serviço de esgoto, não serão mais necessários essas ETEs ou a instalação de fossa e filtro. A ligação será direta para a rede coletora.
O sistema do tratamento pede isso, inclusive, que o esgoto caia sem tratamento direto na rede coletora, para facilitar o tratamento. E a gente vai ter ainda calhas dentro dos rios, chamadas de tempo seco, que são coletores para complementar a coleta de esgotos não alcançados pela rede coletora, porque não será permitida mais a mistura das águas não tratadas com a água do rio”.

Meta

“O Marco Legal estabelece o tratamento de 90% do esgoto até 2033, e o nosso cronograma prevê o início do atendimento, pelo serviço de esgoto, de 50% da população, em até 5 anos. Depois, no restante desse prazo estabelecido pelo governo e já previsto em cronograma para a contratação do serviço, vamos atender as comunidades menores e mais afastadas, cumprindo então, o plano de coleta, transporte e tratamento de esgoto de 90% no prazo de 10 anos.”

Rio Paquequer ao lado da Sudamtex, imagens feitas nesta semana – Gilberto Oliveira

Exemplos ruins

“Estamos fazendo a concessão de forma diferente das demais cidades, até porque é uma concessão feita depois do Marco Legal, lei federal que é de 2021, quando iniciamos o nosso processo. No Brasil inteiro, temos exemplos de empresas que deram certo e que deram errado, sejam públicas ou privadas. Estamos buscando um contrato bem feito, para que não haja surpresas na prestação do serviço. Exemplo disso é que em outros municípios, não se estabeleceu regras sobre reajustes e a nossa concessão de água prevê que a conta seja 10% mais barata que a conta da água atual, e isso está no contrato. Se acaso, à frente, alguém cobrar diferente, poderá ser questionado e derrubado o aumento, porque será irregular. Quem ganha a licitação, sabe dessa exigência. A eficiência também tem previsão para ser cobrada, e os prazos mais razoáveis, não se podendo demorar a fazer investimentos, como ocorre em outros lugares”.

Participação

“Vamos fazer uma nova consulta pública, a partir da próxima semana, quando todos os cadernos vão estar à disposição do contribuinte. Locais das estações, os prazos, as formas que os serviços serão realizados e cobrados… Qualquer dúvida será respondida e se a ideia oferecida for boa, ela vai para o Termo de referência. É importante a participação de todos porque é uma concessão de, no mínimo 25 anos”.

Novo Paquequer

“O tratamento do esgoto no município vai recuperar o rio, valorizando os pontos turísticos, como a Cascata do Imbuí, que tem cheiro de esgoto, especialmente quando o rio está com pouca água. No prazo que está estipulado, em contrato, o rio Paquequer voltará a ser uma atração e poderá ser usado para visitação, para banhos e passeios”.

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE