Artesanato com recicláveis no Programa Super Mais

A artesã Lucinéia da Silva participou do Programa Super Mais com a apresentadora Nina Benedito

– Lucinéia da Silva mostra como ganhar dinheiro, ajudando a preservar o nosso planeta

O Super Mais teve o prazer de receber a moradora da comunidade do Caleme, Lucinéia da Silva, vítima das chuvas de janeiro de 2011, que nos ensinou como reaproveitar aqueles materiais que a gente pensa que não tem mais utilidade ou importância, em arte. Néia, como é mais conhecida, viu na tragédia, uma oportunidade de ajudar o planeta e retirar do ambiente, tudo aquilo que pode causar novos desastres naturais, fazendo reciclagem.

Membro da Avit (Associação das Vítimas das Chuvas de 12 de janeiro de 2011), mais conhecida carinhosamente por toda a comunidade como Néia, a artesã viu da varanda de sua casa todo o terror daquela noite, e apavorada infelizmente não pode fazer muita coisa para ajudar os amigos que iam embora junto com as águas da chuva. No dia seguinte, a visão era de terror, e seu sentimento, de impotência diante de tamanha tragédia. Foi a partir daí, que ela decidiu que precisava ajudar de alguma forma as pessoas, além de tentar entender o que havia acontecido na ocasião.

Biscuit e papelão

Consciência ambiental

Ela começou a participar de todas as reuniões que discutiam o tema, bem como em seminários e palestras que tratavam sobre o assunto. Nascia assim, uma grande consciência ambiental e uma grande vontade de lutar pela preservação do meio ambiente.

Lucinéia começou a juntar todo tipo de lixo reciclável, e transformando-o em algo que pudesse ser utilizado no dia a dia, tais como garrafas pet, garrafas de vidro, papelão, latinhas, tampinhas de garrafa, caixinha de leite, tudo que é reciclável e até mesmo galhos de árvores que ela passa betume para dar um acabamento diferenciado para a ornamentação de vasos decorativos. “Faço todo tipo de artesanato que utilize o lixo que retiramos da natureza” conta orgulhosa a artesã.

“Os próprios catadores desse material poderiam fazer esse tipo de reciclagem e ganhar uma renda extra”

Dando aulas

Além do artesanato utilitário feito sob encomenda ou não, Néia resolveu compartilhar seu talento e o conhecimento adquirido sobre consciência ambiental, dando aulas em um projeto da igreja de sua comunidade, chamado Projeto Crescer. “É um orgulho e uma felicidade poder ensinar adultos e crianças o pouco do que aprendi”, diz.

As técnicas utilizadas por ela passam desde a simples aplicação de betume, trabalhos em biscuit ao craquelê e decoupage. As mais especiais e diferenciadas são os trabalhos com as latinhas. “Se todo mundo reciclasse seu próprio lixo, não haveria tanto lixo jogado no meio ambiente, e reciclando você ainda pode ganhar um dinheirinho vendendo as peças que você fizer”.

“Faço todo tipo de artesanato que utilize o lixo que retiramos da natureza” conta orgulhosa a artesã.

Materiais simples

Os materiais utilizados são simples e fáceis de achar no mercado, são todos próprios para artesanato. A termolina, por exemplo, é usada para selar as latinhas de creme de leite, leite condensado ou até mesmo pomarola, antes da aplicação do guardanapo de decoupage, e você pode transformar o produto final em porta canetas, para colocar temperos de cozinha ou qualquer outra coisa que a sua criatividade permitir. Segundo Lucinéia, basta ter carinho ao transformar cada peça em algo utilitário para sua casa, ou seu trabalho. “Os próprios catadores desse material poderiam fazer esse tipo de reciclagem e ganhar uma renda extra”. O acabamento também faz toda a diferença na finalização da peça, geralmente é usado o verniz, que pode ser fosco ou com brilho, dependendo do gosto de cada pessoa.  Qualquer criança pode fazer as peças, sem a menor dificuldade, mas é sempre bom o acompanhamento de um adulto.

Garrafas em craquelê

Decoupage

Na peça feita com a latinha de creme de leite, foi usada a técnica de decoupage, que ao final parecia uma fina renda colada em volta. Para finalizar, basta colar um pedaço de papel camurça para que a peça não arranhe as superfícies lisas e tirar as bordas com uma lixa de unha.

As aulas do curso de artesanato são ministradas por Néia para crianças a partir de três anos, as 3as feiras aula de pintura para adultos e aos sábados aula de biscuit para crianças e adultos. O projeto foi criado para ajudar a comunidade após a tragédia, as aulas são gratuitas e as inscrições estão abertas, basta procurar a igreja da comunidade ou ligar para o número: 9688-4122.

 

 

 

Deixe seu comentário

Todos os dias nas bancas, o DIÁRIO traz pra você as mais elaboradas reportagens, reclamações da população com o Diário Comunidade, as matérias policiais, políticas, cultura, esporte, entretenimento e tudo mais para manter o teresopolitano informado. Além da melhor seção de classificados da região. O DIÁRIO tem a sua trajetória inserida na história do município de Teresópolis e trabalha com profissionais especializados e graduados, sempre em busca do melhor jornalismo. Leia O Diário de Teresópolis. Nas bancas.

Uma Resposta para “Artesanato com recicláveis no Programa Super Mais”

  1. sillany disse:

    Olá. Gostaria, se fosse possível, que me envoasse o link do passo a passo do bonequinho do super homem feito com eva pelas |Arteiras. Obrigada! Um beijo!

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...