Parlamentares juvenis concluem curso de capacitação

Neste ano, o projeto bateu o recorde de inscritos, com 625 candidatos de 91 municípios

Neste ano, o projeto bateu o recorde de inscritos, com 625 candidatos de 91 municípios

– Jovens estão sendo preparados para viver processo legislativo

Os 96 jovens eleitos para a décima edição do Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janejro (Alerj) concluíram nesta quarta-feira (19) o primeiro curso de capacitação online promovido pelo projeto. O material, composto por duas vídeo-aulas, uma apostila e questionários online, busca introduzir os jovens ao processo legislativo. O PJ 2016 acontece entre os dias 20 e 26 de novembro.

Além das noções básicas sobre o funcionamento do parlamento, os futuros parlamentares juvenis tiveram acesso às consultas das leis estaduais e dos projetos de autoria dos ex-parlamentares nas edições passadas, além de poderem interagir com um professor especializado em Direito do Estado. “Temos uma equipe à disposição para sanar qualquer dúvida que os jovens eleitos possam ter durante o processo. Faremos o acompanhamento em tempo real de quem estiver acessando o site e suas ferramentas,” explicou o coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSol).

A partir desta quinta-feira (20), os jovens terão a oportunidade de esclarecer dúvidas em encontros presenciais, que começam pela cidade do Rio. A aula, para os 14 representantes da região Metropolitana, acontecem das 9h30 às 16 na Escola do Legislativo, localizada no prédio administrativo da Alerj, na rua da Alfândega, número 8, segundo andar. Depois será a vez das regiões Serrana, Médio Paraíba, Centro-sul, Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas, entre os dias 21 e 31 de outubro.

 

O PJ

O projeto, que está em sua décima edição, foi criado em 1998 pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), e teve a primeira edição em 2003. A O objetivo do Parlamento Juvenil é aproximar os jovens da política. Neste ano, o projeto bateu o recorde de inscritos, com 625 candidatos de 91 municípios. Participaram da corrida eleitoral estudantes de 14 a 17 anos matriculados em escolas da rede pública estadual nos primeiro e segundo anos do ensino médio.

Deixe seu comentário

Todos os dias nas bancas, o DIÁRIO traz pra você as mais elaboradas reportagens, reclamações da população com o Diário Comunidade, as matérias policiais, políticas, cultura, esporte, entretenimento e tudo mais para manter o teresopolitano informado. Além da melhor seção de classificados da região. O DIÁRIO tem a sua trajetória inserida na história do município de Teresópolis e trabalha com profissionais especializados e graduados, sempre em busca do melhor jornalismo. Leia O Diário de Teresópolis. Nas bancas.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...