Simulado marca encerramento da Semana Nacional de Educação para o trânsito

Os agentes Santana e Cavalcanti levaram palestras sobre educação no trânsito para os jovens estudantes de Teresópolis

Os agentes Santana e Cavalcanti levaram palestras sobre educação no trânsito para os jovens estudantes de Teresópolis

– Campanha da Guarda Municipal levou conscientização para estudantes e motoristas

Depois de uma semana inteira de atividades voltadas para a conscientização de condutores e para a disseminação de informação entre estudantes, aconteceu nesta sexta-feira, 23, na Praça Olímpica, um acidente simulado de trânsito. O evento, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, encerrou as atividades da Semana Nacional de Educação para o Trânsito, que esse ano teve o tema “Eu sou + 1 para 1 trânsito + Seguro”.

A campanha foi iniciada na última segunda-feira, 19, quando começaram a acontecer atividades como palestras nas escolas e distribuição de panfletos. Na sexta-feira aconteceu o simulado do atendimento à vítima de acidente na Praça Olímpica. “A Secretaria de Segurança Pública, através de sua Guarda Municipal, trabalha para conscientizar o povo, sejam motoristas ou pedestres, sobre a importância de se portar bem no trânsito”, justifica Antônio Carlos Costa Velho, titular da pasta de Segurança do município. “As pessoas têm que ser mais responsáveis em sua rotina no trânsito, seja transportando as crianças em cadeirinhas, utilizando o cinto de segurança ou mesmo fazendo uso correto da faixa de pedestres. Todos precisam estar conscientes de seu papel”, adverte. Segundo Costa Velho, a população está respondendo de forma positiva aos incentivos disparados pela campanha. “O povo da cidade está de parabéns por acolher a nossa proposta em relação ao trânsito e com isso temos observado a diminuição do número de acidentes”, garante.

As agentes Patrícia e Alessandra participaram das atividades da Semana de Trânsito levando informações para crianças das escolas municipais

As agentes Patrícia e Alessandra participaram das atividades da Semana de Trânsito levando informações para crianças das escolas municipais

Trabalho nas escolas

O trabalho de conscientização nas escolas foi dividido em grupos e faixas etária. Coube às agentes Patrícia Souza e Alessandra da Graça levar o recado para as crianças. Já os guardas Michel Santana e Waldiney Cavalcanti tiveram como alvo os estudantes mais jovens. “Foi uma experiência especial pra mim. Acho que temos que começar realmente com as crianças. Fizemos algo simples, com semáforos e carrinhos de papelão. Mostramos a importância disso tudo para eles, que amanhã serão os condutores”, declara Patrícia. “Esse trabalho de conscientização que fazemos todos os anos é uma semana que tem proporcionado frutos ao longo do tempo. Um dia esperamos ter a felicidade de alcançar índice zero de acidentes de trânsito na nossa cidade”, completa Santana.

O ponto alto da semana aconteceu na Praça Olímpica. Os militares do 16º Grupamento de Bombeiros Militares de Teresópolis simularam o atendimento a uma vítima de acidente de trânsito. Dois veículos posicionados na Praça serviram como cenário para uma ação de desencarceramento da vítima. Os bombeiros removeram o teto do veículo e transportaram a vítima para a ambulância da corporação. A ação foi narrada pelo Tenente Fábio Pimentel, oficial do quartel local. “O Corpo de Bombeiros tem enorme prazer em participar desse evento no sentido de fazer uma demonstração. É uma situação que poucos têm oportunidade de ver, a não ser que estejam envolvidos diretamente. Não é sempre que temos como agir de forma preventiva, por isso temos que abraçar e aproveitar essa oportunidade”, afirma o militar. “Queremos deixar claro que acidentes assim são reais, não são coisas de filmes ou apenas estatísticas. A tendência é que o número de acidentes aumente. Nós queremos ajudar a reduzir isso através dessa campanha. Isso é real: pessoas morrem carbonizadas, presas às ferragens. A falta do cinto de segurança pode representar uma fratura no crânio ou traumas que provocam a morte instantânea”, adverte.

Os bombeiros de Teresópolis participaram da ação realizada pela Secretaria de Segurança simulando um atendimento a um acidente na Praça Olímpica

Os bombeiros de Teresópolis participaram da ação realizada pela Secretaria de Segurança simulando um atendimento a um acidente na Praça Olímpica

Mais palestras

Uma das entidades que apoiou a realização das ações da Semana foi a representação local do Observatório Social do Brasil. Segundo a advogada Claudia Mateus, o sucesso da atividade se comprova pelos pedidos dos diretores das escolas para manutenção das palestras. “O Observatório Social tem um eixo também voltado para a cidadania e educação em várias frentes. Então nos mobilizamos para participar com as entidades e estamos levando várias palestras para as escolas do município. Começamos durante essa semana e vamos ter mais oportunidades ao longo das próximas duas semanas. Temos também um projeto mais ambicioso de estender isso por períodos mais alongados, com participação direta da Secretaria Municipal de Educação”, revela.

Deixe seu comentário

André Oliveira é comunicador e fotógrafo. Tem 20 anos de experiência no setor de comunicações, com passagens por diversos segmentos como rádio, jornal, revista e TV. É repórter e apresentador do jornal O DIÁRIO e da DIÁRIO TV.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...