SUPER MAIS: A mais importante refeição do dia

 

A nutricionista Patrícia Baldez teve uma conversa gostosa comigo no Super Mais

A nutricionista Patrícia Baldez, do Espaço Saúde e Bem Estar, participou do programa Super Mais no final do mês de janeiro para falar sobre a importância de não pular o café da manhã. Patrícia nos contou que a princípio ela queria fazer Veterinária ou Educação Física, chegou a prestar o vestibular para o curso de Veterinária e passou, porém a faculdade que iria cursar, ficava em Seropédica, muito longe de casa e da família, então ela optou por não fazer. Por sugestão de uma amiga, que lhe disse que a carreira de nutricionista era promissora, Patrícia decidiu então prestar o vestibular para Nutrição. Passou e começou a cursar sem muita expectativa, porém no 2º. Período começou a se apaixonar pela matéria e se empolgar com a carreira. Muito simpática e didática, a entrevista na verdade foi um gostoso bate papo e um alerta para todas aquelas pessoas que insistem em pular a primeira refeição do dia. “ Tenho observado na primeira conversa com meus clientes que uma boa parte deles não fazem o desjejum. Uns porque não tem tempo e outros por não terem fome, enfim. E nestes mesmos casos uma boa proporção vem com diagnóstico de resistência insulínica e na avaliação nutricional, encontram-se com aumento de peso e acúmulo de gordura abdominal”, afirma a nutricionista.

Café da Manhã completo

Fonte de energia

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia porque evita que nosso corpo utilize as reservas de energia que são estocadas principalmente no fígado e nos músculos, como fonte de energia nessas primeiras horas, retirando o corpo do jejum prolongado que acontece desde o dia anterior, na última refeição que fazemos, até a primeira refeição do dia.
Durante o sono, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes. Para se ter uma idéia, o corpo consome cerca de 40 a 60 calorias por hora de sono. Assim que acordamos, necessitamos de “combustível” para retomar as atividades e iniciar um dia com atividade plena. Garante o bom humor pela manhã, disposição para os exercícios, e ainda, melhora a atenção e a concentração, favorece o trabalho e os estudos, produz hormônios e fornece nutrientes para que o corpo trabalhe normalmente.
Outro fator importante que vale ressaltar, segundo a nutricionista, é que as pessoas que querem emagrecer, erroneamente pulam esta refeição achando que diminuindo o consumo irão conseguir sucesso. Mas, na verdade, deixamos de gastar energia para armazená-la. “Então, para emagrecer você tem que comer!”, acrescenta Patrícia Baldez.

Os cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidratos e por isso fornecem energia

Armazena gordura

Pesquisas indicam que ao longo de toda sua existência, a espécie humana passou por uma série de adaptações evolutivas relacionadas á disponibilidade de alimento. Uma delas é o mecanismo de defesa pelo qual poupamos as nossas reservas de energia, principalmente gordura para esse período de “escassez” alimentar, isto é, quando deixamos de fazer alguma refeição. Durante esse período, o corpo emite uma resposta hormonal diante dessa situação com uma diminuição da velocidade de funcionamento celular para poupar energia e continuar funcionando. Nosso metabolismo se torna lento e armazena energia em forma de gordura, adivinha onde? Exatamente na região abdominal!!!!
Além disso, o café da manhã é importante porque evita que na próxima refeição, você sinta muita fome e faça exageros. “Costumo dizer que a fome é devoradora e não raciocina, então você não deve esperar que ela apareça”. Ressalta Patrícia entre risos.

As fibras das frutas e dos cereais integrais favorecem a mortalidade intestinal

Carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais

Enfim, o café da manhã é essencial para a saúde. Ele auxilia a melhorar o consumo de nutrientes diários equilibrando a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
Como deve ser o seu café da manhã.
O critério de escolha para os alimentos no café da manhã é baseado na função que desempenha cada nutriente:
1. Os cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidratos e por isso fornecem energia;
2. O leite, queijo e outros derivados são fontes de proteínas, que regulam a formação de hormônios, anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção das nossas células, fornecendo ainda cálcio, mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular;
3. As fibras das frutas e dos cereais integrais favorecem a mortalidade intestinal, evitando a prisão de ventre e controlando a absorção de gorduras e carboidratos.
Se você não tem tempo, prepare um lanchinho no dia anterior para o trabalho ou faculdade, e coma logo ao chegar lá, ou no caminho. E lembre-se que tempo é prioridade, e prioridade é você quem faz.
Se o problema é a falta de fome, procure comer menos á noite, e automaticamente passará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.
Assim, será muito mais fácil manter seu peso ideal, as taxas de hormônios normais e não promover a famosa “pochete” (acúmulo de gordura na região abdominal), que leva a resistência insulínica.
Valorize essa refeição, seu corpo vai agradecer!

RECEITA DE PÃO SAUDÁVEL

Pão da Hora – Receita simples e nutritiva
Ingredientes:
1 copo tipo requeijão de leite fresco
1 copo tipo requeijão de água
3 ovos caipiras
3 tabletes de fermento para pão (45g)
1 xícara não muito cheia de óleo de Girassol
1 colher de chá de sal, prefira o sal marinho
2 colheres rasas de açúcar orgânico

Modo de fazer:

Bata no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha. Despeje numa tigela e junte aos poucos 1 kg de farinha de trigo orgânica, pode ser um pouco mais ou um pouco menos, depende da umidade da farinha. Lembre-se da dica soltando das mãos, mas ainda molinha. Coloque numa tigela grande, cubra com um pano e deixe descansar por 02 horas.
É suficiente para 3 pães. Colocar naquelas formas tipo bolo inglês, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Colocar só 1/3 da forma, pois cresce muito. Pincele a parte de cima com gema de ovo. Asse por mais ou menos 20 minutos.

 

Deixe seu comentário

Todos os dias nas bancas, o DIÁRIO traz pra você as mais elaboradas reportagens, reclamações da população com o Diário Comunidade, as matérias policiais, políticas, cultura, esporte, entretenimento e tudo mais para manter o teresopolitano informado. Além da melhor seção de classificados da região. O DIÁRIO tem a sua trajetória inserida na história do município de Teresópolis e trabalha com profissionais especializados e graduados, sempre em busca do melhor jornalismo. Leia O Diário de Teresópolis. Nas bancas.

Deixe uma resposta

Diario TV

Carregando...

Facebook

Twitter Diário TV

Assine nossa newsletter

Loading...Loading...