Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Voluntários vão ajudar a reconstruir abrigo na Serra dos Órgãos

Importante equipamento do Parnaso foi duramente afetado por ventania

Marcello Medeiros

O reflexo do ciclone extratropical que causou estragos em algumas regiões do Brasil também causou prejuízos em Teresópolis e municípios vizinhos. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi um dos locais onde a ventania, que passou dos 100 km/h, foi responsável por muitos danos. Grandes árvores foram derrubadas e fecharam trilhas e um dos equipamentos turísticos da unidade de conservação ambiental administrada pelo ICMBio, o Abrigo do Açu, em Petrópolis, foi duramente afetada. Para reconstruir o espaço onde pernoitam interessados em conhecer montanha de mesmo nome ou realizar a travessia Petrópolis x Teresópolis, o Parnaso vai contar mais uma vez com a força do voluntariado – que nos últimos anos foi fundamental para a manutenção desse importante espaço.

A direção do Parque Nacional da Serra dos Órgãos acionou os voluntários para contribuir com a recuperação da estrutura nesta sexta-feira (12) e sábado (13). “Em função dos fortes ventos que ocorreram entre os dias 9/12 e 10/12, as estruturas do Abrigo Açu, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, foram danificadas. Por esse motivo, o objetivo desta Chamada Emergencial é convidar todas as pessoas que tenham o interesse em apoiar no transporte dos materiais e no reparo do Abrigo. Será feita atividade de ‘bate e volta’ em cada dia, ou seja, sem pernoite no camping Açu”, informa o Parnaso, indicando que o encontro dos interessados deve ocorrer às 8h na portaria da sede Petrópolis.

No espaço pernoitam interessados em conhecer o Morro do Açu ou realizar a travessia Petrópolis x Teresópolis. Foto: Parnaso

Além do apoio para o transporte de materiais e reparação do abrigo, também poderão apoiar na descida de lixo acumulado na parte alta da Serra dos Órgãos. Saiba mais sobre participar da ação nas redes sociais do Parnaso.

Problemas e abertura
Grandes árvores foram derrubadas pelo vento e fecharam acessos em trilhas como a da Pedra do Sino e a Suspensa, essa última localizada na sede Teresópolis e afetada parcialmente. Na Estrada da Barragem, que conecta a portaria na Avenida Rotariana ao início das grandes trilhas, árvores e bambuzais também foram afetados pelo vento. Mas o maior estrago mesmo foi registrado no Abrigo do Açu, que em consequência da ventania teve telhado, vidraças e até paredes, que são de madeira, arrancadas. Devido aos problemas, o Parnaso suspendeu temporariamente a visitação nas suas três sedes, em Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. As portarias serão abertas nesta sexta-feira (12).

O Parnaso vai contar mais uma vez com a força do voluntariado – que nos últimos anos foi fundamental para a manutenção desse importante espaço. Foto: Parnaso

Teresópolis 27/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quedas de árvore e galhos prejudicam fornecimento de energia na Posse

Homem é detido na Várzea depois de chutar cachorro e desacatar GCMs

Morador de Teresópolis é condenado por ‘monitorar’ conversas de WhatsApp da esposa

Matrículas para EJA 2026 podem ser feitas no CEROM e no Beatriz Silva

Cultura de Raiz e Feira do Rolo no fim de semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE