Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Exame toxicológico passa a ser obrigatório para obter CNH nas categorias A e B

Exigência da análise clínica volta a valer para a habilitação de condutores de motos e carros após decisão do Congresso

Maria Eduarda Maia

A legislação de trânsito brasileira vem passando por mudanças importantes, com novas regras que impactam diretamente quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora o exame toxicológico também é exigido no processo da primeira habilitação para os motoristas de categorias A e B, que abrange carros, vans e motos de passeio. Antes exigido apenas para as categorias C (veículos de carga), D (veículos de transporte de passageiros com mais de oito lugares) e E (combinação de veículos, como carretas), a análise clínica agora faz parte do processo da primeira habilitação, ampliando os critérios de avaliação para os futuros condutores. A medida havia sido vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em junho, mas a decisão foi firmada após o veto ser derrubado pelos parlamentares na Câmara – com 379 votos a favor e 51 contrários – e no Senado – com 70 votos a favor e 2 contrários.

Com a derrubada deste veto, todos os tipos de motorista devem apresentar exame toxicológico negativo para adquirir a primeira CNH. No caso dos motoristas das categorias C e D, o exame é exigido ainda na renovação da habilitação. “A realização desse exame não é obrigatória para todas as vezes que for renovar nas categorias A e B, como acontece com as outras”, explicou a técnica em análises clínicas Camilla Cortinovis, do Laboratório Home Lab, em entrevista ao Diário, reforçando que, para aqueles candidatos que estão no processo de tirar a primeira habilitação, é necessário aguardar para saber se será obrigatório o exame ou não. “Esse candidato precisa aguardar os 180 dias para o Senatran dar a resposta de como será esse trâmite”, disse.

Como é realizado
O exame toxicológico detecta a presença de substâncias psicoativas que podem causar alterações cognitivas e motoras, como drogas anfetaminas, canabinoides, cocaína e opiáceos, tendo como objetivo garantir mais segurança no trânsito e verificar o uso de substâncias que podem comprometer a capacidade de dirigir. A coleta deve ser realizada em cabelos ou pelos corporais (janela de detecção de 90 dias), nas seguintes regiões: braço, perna, tórax, axila e pubs (janela de 180 dias). “É uma dúvida de muitos clientes como é realizado esse exame. Eles acabam achando que é de sangue, mas ele é feito por pelos corporais ou cabelo, de 6 a 9 centímetros”, relatou Camilla. Ainda segundo a técnica em análises clínicas, o exame toxicológico não pode ser realizado em casa, sendo obrigatória a ida ao laboratório. “Esse exame precisa ser feito dentro da clínica até porque temos as testemunhas do próprio laboratório. Antigamente, era obrigatório que o candidato levasse a sua testemunha”, frisou.

O exame toxicológico é realizado com coleta de cabelo ou pelos corporais, tendo como objetivo detectar a presença de substâncias psicoativas que podem causar alterações cognitivas e motoras. Foto: Divulgação

Como agendar
O laboratório de análises clínicas Home Lab, localizado na Rua Doutor José Mendonça Clark, número 90, sala 223, na Várzea, já está com agenda aberta para a realização do exame toxicológico. No local, o exame é realizado com conforto e atendimento humanizado, além de agilidade na entrega dos resultados. “Temos nosso canal de comunicação pelo WhatsApp, onde o cliente pode mandar a mensagem para escolher o dia e o horário que deseja”, destacou. O número para contato é (21) 97555-5146 e o Instagram para mais informações é @homelaboratorio . “É importante lembrar que só pode fazer o exame toxicológico para CNH quando tiver o dado entrada nos outros documentos para ter o número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), que precisamos para dar andamento no processo”, ressaltou Camilla Cortinovis.

Com agendamento prévio e equipe especializada, o serviço do Laboratório Home Lab garante mais agilidade para os pacientes. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Serviço
O Home Lab fica localizado na Rua Doutor Mendonça Clark, nº 90, sala 223, na Várzea. O Instagram do laboratório é @homelaboratorio e o número para contato é (21) 97555-5146.

O Home Lab fica localizado na Rua Doutor Mendonça Clark, nº 90, sala 223, na Várzea. Foto: Juliana Ludwig / O Diário
Teresópolis 16/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

CRAS Prata promove ação especial de Natal para famílias da Portelinha

Novos registros da onça-pintada em parque estadual

Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer

Natal Iluminado: Cortejo Natalino nesta sexta-feira em Teresópolis

Feirinha do Alto funciona de quinta a domingo em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE