Maria Eduarda Maia
Para aproximadamente 250 crianças que participam de projetos e instituições sociais de Teresópolis, o Natal chegou um pouco mais cedo. Uma ação solidária transformou a pizzaria temática Heróis & Pizza, localizada em Araras, em um espaço de acolhimento e solidariedade nesta segunda-feira (22). Durante a tarde, as crianças foram recebidas pelos heróis da casa e aproveitaram um rodízio completo de pizza, com salgadinho, batata-frita e bebida liberada, além de acesso na área kids para os pequenos aproveitarem. A reportagem do Diário esteve no local para acompanhar de perto a ação repleta de alegria.



Após a chegada do ‘bom velhinho’, as crianças receberam brinquedos para alegrar ainda mais o Natal. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário
A iniciativa reuniu crianças atendidas por projetos sociais e proporcionou um dia diferente do comum, com muita interação entre os jovens e risadas. “Esse projeto, na verdade, nasceu há oito anos, do coração da minha esposa e do meu, com o desejo de fazer algo diferente no Natal. Em 2018, começamos a reunir alguns amigos de forma anônima, doando sem olhar a quem. Depois, fomos nos apaixonando por essa ação, que segue viva”, explicou o responsável pela pizzaria e pelo projeto, Bruno Maia, em entrevista ao Diário.
Sobre o objetivo ação solidária, que leva o sorriso para várias crianças da cidade, Bruno diz que as crianças sempre foram o centro de tudo, sendo a principal motivação. “Elas nos fazem querer construir um mundo melhor, uma realidade melhor. O único intuito sempre foi o bem das crianças”, declarou. “Este ano, o projeto foi trazido para a pizzaria com a inauguração da Heróis & Pizza. Graças ao sucesso da casa, sentimos que era a hora de colocar a pizzaria à disposição da ação social. O projeto sempre existiu, mas agora, com o sucesso da pizzaria, podemos ajudar ainda mais”, completou o responsável pelo local. A última ação da tarde foi aguardada por muita euforia pelas crianças: a chegada do Papai Noel, que conversou com todos e distribuiu presentes, alegrando mais ainda o dia.

Instituições
Ao longo desses anos, o projeto já atendeu diversas comunidades de Teresópolis, como Portelinha, Morro do Tiro, Coreia, Perpétuo, Pimentel, Rosário, e até localidades do interior. E várias dessas instituições estavam presentes nessa segunda-feira (22). O projeto “Correndo por Terê”, que trabalha com cerca de 40 crianças da Fazenda Ermitage, de 4 até 19 anos, marcou presença na ação solidária. “Nosso foco é o esporte, trabalhando o tempo ocioso das crianças, tirando elas da rua, visto que o esporte traz grandes benefícios, tanto na saúde física quanto mental”, contou uma das responsáveis pelo grupo, Luciana Santos, destacando ainda a honra que foi participar. “Nós amamos a ideia e os pais também, além das crianças, é claro. Não é sempre que elas podem estar na pizzaria”, adicionou.

Carlos Eduardo, o Dudu, também está à frente de um projeto que tem como linha principal o esporte, acolhendo a comunidade da Granja Guarani, o projeto Lutando pelo Bem – Ecoar. “Já trabalhamos o Jiu-Jitsu há mais de 20 anos. São crianças que acolhemos do bairro e comunidades em volta, tirando do tempo ocioso”, pontou. “Foi uma tarde muito legal. Aproveitei bastante! Os organizadores acolheram a gente e fizeram muitas coisas legais”, completou uma das crianças acolhidas, Vitor Hugo.

Em outra vertente estão os jovens da associação TEIAA, de pais de autistas de Teresópolis, que acolhem 760 famílias. “Atendemos cerca de 200 crianças, adolescentes e mais de 30 adultos. São famílias que não possuem recursos para o tratamento de seus filhos. Trabalhamos com cursos, palestras e passeios, acolhendo todos e lutando pelos direitos e inclusão”, destacou a fundadora e presidente da associação, Valéria Viana, frisando que tal ação realizada na Heróis & Pizza incluiu todos. “Eles foram chamados para participar com crianças de outras instituições. Estar com elas e ter esse momento tão especial para os nossos autistas é muito bom. Isso faz com que eles se sintam acolhidos e aceitos”, concluiu Valéria.









