Mais uma vez Teresópolis é um dos destinos preferidos por quem busca tranquilidade, boa culinária e atrativos para as famílias na virada do ano. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (30) pela Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação geral já estava em 83,25%, com expectativa de crescimento. Na zona rural, Segundo e Terceiro Distritos, hotéis e pousadas registram o maior índice de ocupação para o Réveillon de 2025. Na região da Teresópolis-Friburgo, chegou a 96,51% e na região da BR-116, a 100% das hospedagens ocupadas. Na zona urbana, a maior procura foi para hotéis e pousadas no Alto (81,86%), Barra (73,28%) e Centro 64,63%.
Outro fator a ser observado é que, após mais de uma década sem uma decoração natalina de grande porte, Teresópolis viveu um Natal histórico em 2025. A cidade surpreendeu moradores e visitantes com uma decoração encantadora, que transformou ruas e espaços públicos em verdadeiros cenários natalinos e impulsionou significativamente o fluxo turístico durante o período. Iluminação especial, árvores de Natal imponentes e uma programação cultural totalmente gratuita foram alguns dos destaques. O calendário contou com apresentações de teatro, corais, shows com músicas natalinas, trenzinho, carrossel e fotos com o Papai Noel, atraindo famílias e turistas de diferentes regiões do país.
“O Natal deste ano marcou a retomada de Teresópolis como um destino forte também nessa época do ano. O nosso Prefeito pensou em uma decoração acolhedora, acessível e que dialogasse com as famílias, além de uma programação gratuita para todos”, destacou a Secretária Municipal de Turismo, Nina Benedito.
Ainda de acordo com ela, a alta taxa de ocupação hoteleira e o aumento do fluxo de visitantes não se devem apenas à decoração e aos eventos, mas também a fatores que já fazem parte da identidade da cidade. “Teresópolis oferece segurança, clima agradável, tranquilidade e uma natureza exuberante. Esses elementos, somados ao Natal iluminado, criaram uma experiência completa para quem escolheu a cidade para passar as festas”, completou a secretária.
Procura a nível estadual
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ ) revela que a ocupação para o Réveillon, compreendendo o período de 30 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, apresenta média de 88,05%. Os municípios mais procurados são Arraial do Cabo (98,60%), Miguel Pereira (95,10%), Angra dos Reis (94,60%), Armação dos Búzios (91,90%), Rio das Ostras (91,80%), Itatiaia/ Penedo (90,40%), Vassouras (87,50%), Valença/ Conservatória (87,10%), Cabo Frio (87%), Paraty (86,60%), Nova Friburgo (86,20%), Barra do Piraí/ Ipiabas (82,70%), Macaé (82,30%), Petrópolis (79,70%) e Teresópolis (79,20%). O número de Teresópolis é um pouco menor do que o divulgado pela SMT porque foi finalizado um dia antes do levantamento local.








