Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas fortes causam prejuízos na zona rural de Teresópolis

Grande volume registrado compromete vias e produções rurais no Terceiro Distrito

Maria Eduarda Maia

O período de chuvas intensas, característico do verão, traz preocupações constantes para os moradores de Teresópolis devido suas possíveis consequências, preocupando especialmente os moradores das regiões do interior do município, como ocorreu no último domingo (04), em Mottas, no Terceiro Distrito. Alagamentos em ruas e transtornos no trânsito já são prejuízos conhecidos por aqueles que vivem nas áreas urbanas do município. No entanto, em algumas localidades do interior, os impactos das chuvas costumam ser ainda mais acentuados, levando em conta, muitas vezes, a precariedade de algumas vias, por exemplo.

Transtornos no trânsito por conta dos alagamentos nas ruas já são prejuízos conhecidos pelos teresopolitanos em detrimento de fortes chuvas. Foto: Reprodução

Para quem depende das lavouras, os prejuízos podem ganhar maiores proporções e preocupações nesta época do ano. O excesso da chuva impacta diretamente a plantação e seu desenvolvimento, provocando perdas nas produções e comprometendo áreas de cultivo. Dessa forma, tais danos colocam em risco a renda e o sustento de produtores rurais que têm a agricultura como principal fonte de subsistência, além de impactar a distribuição de alimentos saudáveis que abastecem milhares de mesas no município e em outras cidades do estado do Rio de Janeiro.

O excesso da chuva impacta diretamente a plantação e o desenvolvimento da lavoura, provocando perdas nas produções e comprometendo áreas de cultivo. Foto: Reprodução

Vistoria
Diante da situação, as equipes das secretarias municipais de Defesa Civil e de Agricultura estiveram nas localidades de Mottas e Independente de Mottas para vistoriar as áreas afetadas. De acordo com as pastas, os trabalhos continuaram nesta segunda-feira (05), com o retorno das equipes aos locais para a realização de levantamento complementar, avaliação de danos e apoio direto aos moradores impactados.

Por conta das fortes chuvas, ruas viram rios, prejudicando a passagem de pessoas e veículos. Foto: Reprodução

Foram verificados diversos pontos, entre eles; o número de propriedades atingidas; os tipos de perdas registradas – especialmente relacionadas à produção agrícola, estruturas rurais e acessos; as ocorrências decorrentes das chuvas; e as ações emergenciais e de apoio que já estão sendo adotadas pelas secretarias envolvidas.

Ocorrências
Em posicionamento sobre as fortes chuvas, a secretária municipal de Defesa Civil, Tenente-Coronel Mariana Antunes, confirma ocorrências nas localidades após as informações coletadas em campo. “Em Mottas, tivemos dois deslizamentos de terra, sem vítimas, desabrigados e desalojados. Já em Independente de Mottas, tivemos o rompimento de um muro de um campo de futebol”, pontuou.

Entre as ocorrências confirmadas pela Defesa Civil está o rompimento do muro de um campo de futebol em Independente de Mottas. Foto: Reprodução

Com a confirmação das ocorrências, foi possível apresentar um balanço mais preciso sobre a situação das áreas afetadas, bem como as medidas encaminhadas para o atendimento às famílias e aos produtores impactados.

Defesa Civil segue monitorando
Ainda segundo a secretária, as equipes da Defesa Civil permanecem em atenção com o setor de monitoramento 24 horas por dia. “Em caso de mudança de cenário, as informações serão atualizadas. Eu faço um apelo à população para acompanhar as redes sociais da Defesa Civil e da prefeitura. Em caso de emergência, entre em contato conosco”, declarou. Em caso de emergências, os contatos são 0800 202 1066 ou 3644-6408 (Atendimento Digital ao Cidadão).

“Em caso de mudança de cenário, as informações serão atualizadas. Eu faço um apelo à população para acompanhar as redes sociais da Defesa Civil e da prefeitura. Em caso de emergência, entre em contato conosco”, declarou a secretária de Defesa Civil, Tenente-Coronel Mariana Antunes. Foto: Reprodução.
Teresópolis 08/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ônibus com Tarifa Zero: linha Água Quente x rodoviária começa a operar na segunda

Polícia Civil prende acusado de tráfico em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis divulga datas para inscrições de professores da rede municipal

Teresópolis recebe encontro do Projeto Piabanha Vivo

Polícia investiga dois homicídios em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE