Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MPRJ recomenda revogação da lei que permite prédios de até 60 metros de altura em Teresópolis

Documento foi encaminhado ao município e à Câmara Municipal

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Teresópolis, expediu Recomendação à Secretaria Municipal de Urbanismo e à Câmara Municipal de Teresópolis para a revogação da Lei Complementar Municipal nº 351/2025, de 22 de dezembro de 2025. A Promotoria também recomenda a suspensão de todos os licenciamentos urbanísticos impactados pela norma.

De acordo com o documento, a nova regra urbanística viola princípios e diretrizes estabelecidos pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do município, além de ter sido editada sem a realização de estudos técnicos que justifiquem a alteração no perfil arquitetônico da cidade. A Promotoria ressalta que as mudanças promovidas pela lei complementar duplicam o gabarito máximo previsto no Plano Diretor, passando a permitir edificações de até 20 pavimentos, o que pode gerar impactos significativos na infraestrutura urbana, na paisagem e no meio ambiente.

O MPRJ também destaca que não houve consulta prévia à sociedade civil, por meio de audiência pública, nem submissão do texto ao Conselho Municipal da Cidade e ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, órgãos de assessoramento indireto de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador no planejamento e no controle da execução das políticas municipais de urbanização e meio ambiente.

Teresópolis 09/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia procura autores de tentativa de assassinato na Quinta da Barra

Ônibus com Tarifa Zero: linha Água Quente x rodoviária começa a operar na segunda

Águas da Imperatriz fecha buracos que derrubaram idosa no Alto

Polícia Civil prende acusado de tráfico em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis divulga datas para inscrições de professores da rede municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE