Maria Eduarda Maia
Na manhã desta quarta-feira (07), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SINDPMT) realizou uma manifestação em frente ao Palácio Teresa Cristina, sede da prefeitura, cobrando pagamentos atrasados da categoria. Em entrevista ao Diário, o presidente do sindicato, Alexandre Pimentel, explicou o que estaria em débito: “Está faltando parte do pagamento do 13º, não veio o adicional de férias e foi divulgado que os servidores aposentados serão pagos somente na sexta-feira, dia 9, algo que já deveria acontecido”, declarou, dizendo que devido tais fatos alguns servidores começaram a entrar em contato com os responsáveis do SINDPMT. “Começaram a ligar para a gente falando que não tinham dinheiro para comprar remédio, pagar aluguel e nem fazer as suas compras. Então, nós organizamos essa manifestação pacífica cobrando o que é de nosso direito”, contou.

Ainda segundo Alexandre, o SINDPMT entrou em contato com a secretária de Administração, Karina de Freitas Bronzo, que informou estar tomando todas as medidas possíveis para quitar a dívida. “Ela disse que até sexta vai estar pago o salário dos servidores aposentados e que está resolvendo a situação do 13º”, pontuou. Sobre o adicional das férias dos servidores, foi informado que o pagamento será efetuado até o dia 20 deste mês. “O que acontece é que quando você entra de férias automaticamente já tem que receber o adicional. O servidor não tem que esperar até o dia 20 para receber”, ressaltou o representante da categoria, pontuando que os servidores estão reivindicando que a gestão municipal organize um calendário com as datas dos pagamentos. “Assim, o servidor vai ter a segurança de que vai receber e não ficar com essa incerteza de quando será realizado o pagamento. Isso é muito complicado para nós”, complementou Alexandre Pimentel.
Durante a entrevista, foi informado que o SINDPMT entrou com um processo judicial diante das questões apresentadas pelo sindicalismo de Teresópolis. “Dessa forma, quem vai decidir vai ser a justiça porque a partir desse período tem uma multa, mas vamos conversar com um advogado para saber realmente o que precisa ser feito. Daqui para frente vamos tomar outras providências”, concluiu o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos.
O que diz a prefeitura
Em nota divulgada nesta segunda-feira (05), a prefeitura havia informado que os salários de dezembro dos servidores municipais ativos foram liberados nesta segunda-feira (05) e que os proventos de dezembro dos aposentados e pensionistas serão pagos até esta sexta-feira (09).







