Maria Eduarda Maia
Um dos principais pontos comerciais do centro de Teresópolis, a Calçada da Fama enfrenta problemas que vão muito além da estética. Desníveis, buracos e pedaços de estruturas antigas transformaram a passagem de pedestres em um trajeto repleto de obstáculos. Assim, quem circula pelo local precisa redobrar a atenção para evitar quedas.

O trecho, que fica na antiga Francisco Sá, está longe de oferecer segurança para quem passa por ali. Ao longo de todo o ‘calçadão’, o que se vê são desníveis no piso, buracos abertos, pedras soltas e afundamentos que dificultam a circulação de pedestres. Em certo ponto, uma estrutura antiga da base de um orelhão permanece exposta no meio da calçada, agravando mais o risco de acidentes, visto que é um local que há uma grande circulação de pessoas – dentre elas idosas, crianças e pessoas com mobilidade limitada.



Paralelepípedos soltos e buracos já fazem parte do trajeto da Calçada da Fama. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário
Sem vestígios do projeto inicial
Criada com a proposta de valorizar o comércio, atendendo a uma antiga reinvindicação dos próprios comerciantes para atrair mais consumidores ao local , e também funcionar como atrativo turístico, com assinaturas de personalidades homenageadas, a Calçada da Fama de Teresópolis, que completou recentemente 22 anos de inauguração no dia 13 de dezembro, perdeu completamente essa ideia. Hoje, não há vestígios dessa identidade e a enfrenta aspectos de abandono e a precariedade. Atualmente, também não há mais sinais da real ‘calçada da fama’, com a retirada das placas de concreto com as marcas da atriz Fernanda Montenegro, do compositor Carlos Cola, da cantora Fátima Guedes e do Presidente da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, Anísio Abrahão, sendo essa uma das ações que marcaram o início da ‘era da descaracterização’ do espaço que estava por vir.

Mudanças à vista?
Até há projetos para uma grande reforma na Calçada da Fama, mas, enquanto as obras não saem do papel, comerciantes e pedestres precisam redobrar a atenção diariamente para escapar dos riscos em um dos espaços mais importantes para a economia do centro do município.








