Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Calçada vira ‘lixão à céu aberto’ no Panorama

Até sofá velho e máquina de lavar obstruem passagem de pedestres

Marcello Medeiros

Através do contato do ‘Diário Comunidade’, o 2742-9977, um morador do Panorama denunciou uma situação que piora a cada dia em uma das vias do bairro, vizinho à região central do município. Segundo ele, uma das calçadas da Rua Pastor José Virgílio de Miranda vem sendo utilizada como depósito de lixo, restos de obra e até móveis velhos, prejudicando totalmente a passagem de pedestres e contribuindo também para proliferação de vetores de doenças, como ratos e mosquitos. O reclamante alerta que a situação piora a cada dia, sem providências do poder público municipal. Em breve, segundo ele, até a passagem de veículos na via, que é bastante íngreme e tem pontos escorregadios, pode ser prejudicada.
Seguindo a legislação ambiental e normas do próprio município, a secretaria municipal de Meio Ambiente pode autuar quem pratica o descarte irregular de lixo em calçadas, vias públicas e terrenos baldios, locais onde infelizmente a prática tem sido comum em Teresópolis. A Lei Municipal nº 2925/2010 instituiu o Código Municipal de Meio Ambiente, que disciplina condutas que degradam o meio ambiente e autoriza a aplicação de penalidades para infrações como o descarte irregular.
A fiscalização municipal pode: – multar os responsáveis pelo descarte irregular com valores que variam conforme o dano ambiental provocado (em ações anteriores, multas foram aplicadas variando de centenas a dezenas de milhares de reais); – apreender veículos usados no transporte/descarga irregular de resíduos.

Crime ambiental
O ato de descartar lixo de forma irregular é considerado crime ambiental segundo o Código Municipal e pela legislação ambiental federal (Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/1998). Isso pode levar a sanções administrativas e responsabilização penal do autor. Em outras operações reportadas em Teresópolis, fiscalização conjunta com órgãos ambientais indicou que, além da multa administrativa, o infrator pode responder na esfera criminal por crime ambiental, com pena prevista na legislação própria.

Como denunciar descartes ilegais
A Prefeitura de Teresópolis oferece vários canais oficiais para você denunciar casos de lixo jogado de forma irregular. A denúncia ajuda a acionar a fiscalização ambiental e outros órgãos municipais para tomar providências: – Teresópolis Inteligência Artificial (TIA): (21) 2742-8264, para relatos de descarte irregular; – Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (21) 2742-3352 (ramal 415); – Ouvidoria Geral do Município: 162 e (21) 2742-5074, ou pelo e-mail: ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br . A PMT disponibiliza ainda o aplicativo e-Ouve, plataforma oficial de Ouvidoria onde você pode registrar denúncias, reclamações e solicitações de fiscalização.

Dicas práticas ao denunciar
Documente a ocorrência – tire fotos ou vídeos do local, data e situação do descarte irregular.
Anote o endereço ou ponto de referência – isso facilita a atuação da fiscalização.
Se possível, identifique o responsável (placas de veículo, por exemplo) – isso pode reforçar a denúncia.
As denúncias podem ser feitas anonimamente pela Ouvidoria ou aplicativos oficiais indicados acima.

Teresópolis 13/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Traficantes foragidos de Teresópolis são presos na Região dos Lagos

Caso envolvendo trenzinhos na Feirinha do Alto ganha repercussão nacional mais uma vez

Saúde: prefeito diz que não faltarão leitos após novo contrato com o HCTCO

Redes elétrica e de internet destruídas por incêndio na Várzea

Faetec Teresópolis abre inscrições online para mais de 15 cursos gratuitos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE