Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trânsito: GCM explica faixa para ônibus e intervenções para obras

Motoristas devem ficar atentos às novas regras para evitar congestionamentos e acidentes

Luiz Bandeira

As obras de implantação da rede de captação e transporte de esgoto em Teresópolis começaram a impactar diretamente a rotina de quem circula pelo centro da cidade. Iniciados na manhã desta segunda-feira (12), os trabalhos são executados pela concessionária Águas da Imperatriz e fazem parte do cronograma que prevê o encaminhamento do esgoto para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cascata do Imbuí. Além dessa grande obra, teve início nesta terça-feira (13) uma grande novidade no trânsito local: uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, mais uma mudança que os motoristas devem se habituar. Para explicar sobre o fluxo com essas mudanças, a reportagem do Diário ouviu o Comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, que reforçou a importância de o motorista respeitar o que está sinalizado e previsto no CTB para ajudar no fluxo e evitar acidentes e até multas.

Segundo a concessionária Águas da Imperatriz essa fase da obra que deve causar mais impacto no centro da cidade deve se estender até março. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

A etapa atual da obra da concessionária de água acontece em um dos pontos mais movimentados do município, a Avenida Lúcio Meira, trecho da popularmente conhecida Reta. Para a execução do serviço, foi necessário o fechamento de uma das pistas, da ciclofaixa e do canteiro central, o que provocou retenções e congestionamentos, principalmente nos horários de pico. Diante do cenário, a GCM passou a atuar de forma intensiva no local, com agentes orientando motoristas e realizando intervenções para minimizar os transtornos.

Segundo o Comandante da Guarda Civil Municipal o primeiro dia de obras foi especialmente difícil para quem precisou transitar pela via. “Devido às obras da empresa Águas da Imperatriz, que começaram ontem na Lúcio Meira, tivemos muitas retenções e transtornos. Ontem realmente tivemos um trânsito muito pesado”, afirmou Gil.
Além das obras, a partir desta terça-feira (13), entraram em vigor mudanças viárias importantes na Avenida Lúcio Meira, implementadas pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade. A principal alteração é a criação de um corredor exclusivo para ônibus, medida que faz parte de um estudo técnico voltado à melhoria da mobilidade urbana.

“Os motoristas estavam tendo muita dificuldade quando chegavam próximo à obra. A equipe conseguiu fazer essa divisória para que o motorista entendesse que, mesmo com a obra, ele ainda tem duas faixas para passar, como antes”, destacou Gil Wellington. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

O corredor funciona no trecho sentido Alto da via, que vai da esquina da Avenida Lúcio Meira com a Rua Dr. Aleixo até o ponto de ônibus antes da entrada da Rua Djalma Monteiro. Com a mudança, está proibida qualquer parada ou estacionamento de veículos ao longo desse percurso. A sinalização já foi implantada com pintura do meio fio e placas informativas.

Estudo de mobilidade urbana
De acordo com o comandante da GCM, a medida já vinha sendo planejada. “Esse corredor de ônibus já estava no planejamento para testar e observar se melhora a fluidez no trânsito da cidade. Foi definido ontem, com a autorização do prefeito e do secretário, implantar a solução indicada pelo estudo da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove)”, explicou. Ele acrescenta que, apesar das dificuldades registradas pela manhã, o cenário começou a melhorar ao longo do dia. “Agora à tarde a gente já está sentindo que o trânsito está fluindo normal. Com esse corredor exclusivo para os ônibus, conseguimos liberar mais os carros na via principal.”

Motoristas devem ficar atentos
Durante a manhã, outro problema identificado foi o afunilamento próximo ao trecho em obras, causado pela insegurança dos motoristas sobre como prosseguir. A GCM então realizou uma divisão de pista com cones para organizar o fluxo. “Os motoristas estavam tendo muita dificuldade quando chegavam próximo à obra. A equipe conseguiu fazer essa divisória para que o motorista entendesse que, mesmo com a obra, ele ainda tem duas faixas para passar, como antes”, destacou Gil Wellington.

GCM segue presente no local para orientar condutores e pedestres. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Embarque para aplicativos
Em relação aos carros de aplicativo, que acabam obstruindo o corredor para embarque e desembarque de passageiros, a Guarda Civil Municipal informou que está sendo feito um levantamento para a criação de baias específicas. “Entendemos que esse transporte é importante para a cidade e, a pedido do prefeito, estamos trabalhando para atender o mais rápido possível o pessoal do aplicativo, garantindo também uma baia exclusiva para esse serviço”, disse o comandante.

A GCM segue presente no local para orientar condutores e pedestres. Gil Wellington reconheceu os transtornos iniciais e pediu compreensão à população. “Estamos aqui orientando o trânsito, mas também pedindo desculpa pelos transtornos de ontem. Sabemos que ficou um pouco caótico, mas a Guarda trabalha a todo momento para dar conforto e segurança, garantindo a fluidez em toda a cidade.”

As intervenções devem continuar nos próximos dias, e a orientação é para que os motoristas redobrem a atenção à sinalização e, sempre que possível, busquem rotas alternativas.

Teresópolis 14/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Tráfico: PCERJ e PM realizam operação contra facção criminosa em Teresópolis

Trânsito: GCM explica faixa para ônibus e intervenções para obras

Reta final para as inscrições do Curso de Formação de Oficiais do CBMERJ

Calçada vira ‘lixão à céu aberto’ no Panorama

Com resultados do Enem em mãos, estudantes já projetam o futuro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE