Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Faixa exclusiva para ônibus já reduz tempo de viagem dos coletivos

Coletivos não podem sair do traçado. Paradas para Uber mudam

Luiz Bandeira

A Prefeitura de Teresópolis iniciou a implantação de um corredor exclusivo para ônibus na Reta, em um dos trechos mais movimentados da cidade. A nova faixa funciona no sentido Alto da Avenida Lúcio Meira, entre a esquina com a Rua Dr. Aleixo e o ponto de ônibus anterior à Rua Djalma Monteiro, com o objetivo de melhorar a fluidez do transporte coletivo e reduzir o tempo de viagem dos passageiros. Com a mudança, fica proibida qualquer parada ou estacionamento de veículos ao longo de todo o percurso. A sinalização já foi implantada, com pintura do meio-fio e placas informativas, orientando motoristas e pedestres sobre a nova regra de circulação.

Segundo Alvanir Junior, chefe do setor de tráfego das empresas Viação Dedo de Deus e Primeiro de Março, a faixa exclusiva é uma reivindicação antiga das operadoras de transporte público, baseada em pesquisas realizadas com os próprios usuários. “A gente já vem há algum tempo, com base em pesquisas externas com os passageiros, percebendo que a principal reclamação é o tempo de viagem, o tempo perdido no congestionamento”, explicou.

Alvanir Junior, chefe do setor de tráfego das viações Dedo de Deus e Primeiro de Março, destaca que a faixa exclusiva atende a uma antiga reivindicação dos passageiros e deve reduzir o tempo de viagem. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

De acordo com Junior, cerca de 1,2 milhão de deslocamentos acontecem mensalmente em Teresópolis, e a criação do corredor tende a gerar impacto direto na eficiência do sistema. “Isso vai dar uma fluidez importante para que os ônibus consigam completar suas viagens em menos tempo, enfrentando com certeza menos engarrafamento”, afirmou.

Primeiros dias indicam melhora
Mesmo com apenas dois dias de funcionamento, os efeitos iniciais já começam a ser percebidos. No entanto, o chefe do setor de tráfego pondera que uma avaliação mais precisa ainda depende do andamento de obras existentes na Reta. “A gente já tem um tempo reduzido em algumas viagens, porém ainda estamos passando por uma obra aqui no final da Reta, o que não permite avaliar com total certeza o ganho”, disse. “Ao longo do mês de janeiro vamos realizar uma pesquisa detalhada dos tempos de viagem e a ideia é divulgar esses resultados no início de fevereiro.”

Novo corredor exclusivo para ônibus na Avenida Lúcio Meira, na Reta, já conta com sinalização horizontal e placas informativas para melhorar a fluidez do transporte coletivo no Centro de Teresópolis. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Ponto crítico do trânsito
A escolha da área não foi aleatória. A região da Várzea concentra o maior fluxo de veículos e pedestres da cidade, funcionando como ponto de convergência de quem circula por Teresópolis. “Todo mundo em Teresópolis converge para a Várzea. É uma área altamente estrangulada pelo volume de carros e de pessoas. Com essa faixa exclusiva, os ônibus vão conseguir fluir melhor e completar mais viagens, ajudando a população a chegar ao seu destino”, destacou Junior.

Orientação aos motoristas
As empresas de ônibus também atuaram internamente para garantir o bom funcionamento do novo corredor. Os motoristas foram orientados a utilizar corretamente a faixa exclusiva, medida que, segundo Junior, traz benefícios diretos para o trabalho diário. “Publicamos orientações para que todos sigam o trajeto da faixa. A aprovação foi unânime entre os motoristas, porque é uma forma de dirigir com mais segurança e com menor desgaste na condução dos veículos.”

Veículo estacionado irregularmente na faixa exclusiva para ônibus na Avenida Lúcio Meira prejudica a circulação do transporte coletivo e pode ser autuado. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Aplicativos terão baias específicas
Um dos desafios identificados com a implantação do corredor é o embarque e desembarque de passageiros por carros de aplicativo, que podem acabar obstruindo a faixa exclusiva. Sobre isso, a Guarda Civil Municipal informou que já está realizando um levantamento para criar baias específicas. Segundo o comandante da GCM, Gil Wellington, a medida atende a uma determinação do prefeito. “Entendemos que esse transporte é importante para a cidade e, a pedido do prefeito, estamos trabalhando para atender o mais rápido possível o pessoal do aplicativo, garantindo também uma baia exclusiva para esse serviço.”

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade anunciou que os espaços para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos serão destinados na Rua José Augusto da Costa, ao lado do Centro Administrativo e do posto de saúde da Várzea, permitindo apenas nessa via a parada momentânea desses profissionais.

Teresópolis 15/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Faixa exclusiva para ônibus já reduz tempo de viagem dos coletivos

Cerca de 300 professores já se inscreveram para o processo seletivo da rede municipal

Construtora Mauad apresenta Golf Club Resort e nova fase do Reserva Guinle em Teresópolis

Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis terá reunião no dia 20

30º BPM ensina técnicas de segurança para condomínios

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE